Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

THEMIS participa de 46 ações no mês de março

Março foi um mês importante para as lutas feministas. Através de palestras, debates, rodas de conversa e outras ações, destacamos as pautas feministas e procuramos encontrar formas de tornar o mundo um lugar melhor. Confira algumas das atividades em que  representantes da THEMIS estiveram presentes:

Audiência Pública Câmara de Vereadores de Estância Velha (07/03)

No dia 07 de março, a coordenadora executiva da THEMIS, Renata Jardim, esteve presente no evento  sobre “A mulher na sociedade, no trabalho, na política”.  O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Estância Velha em conjunto com o  Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CONDIM), com o apoio do Poder Executivo e do Poder Legislativo do município.

 

Palestra “Direitos das Mulheres, Feminicídio e atuação das PLPs” (07/03)

As Promotoras Legais Populares do município de Guaíba realizaram a palestra  “Direitos das Mulheres, Feminicídio e Atuação das PLPs”. O objetivo do encontro foi apresentar a forma como as PLPs trabalham e tirar dúvidas sobre Direitos das Mulheres e sobre a Lei do Feminicídio. A palestra foi   voltada para a comunidade escolar da região e ocorreu na escola Santa Rita (Rua Macapá, 121, Bairro Jardim Santa Rita, Guaíba).

 

Estação Themis 2019 (08/03)

Em 08 de março, ocorreu a “Estação THEMIS 2019” um evento da THEMIS em parceria com o TRENSURB/RS. No encontro, Promotoras Legais Populares, advogadas parceiras da THEMIS, sócias e equipe técnica estiveram durante o dia inteiro na estação Mercado falando sobre a atuação da THEMIS, realizando atendimentos e acolhimentos. Ao todo foram 12 acolhimentos sobre  diversos temas: guarda (2),  licença-maternidade (1), trabalho doméstico (1), violência doméstica (8).

 

Ato Unificado 8 de Março (08/03)

O  ato unificado do 8M ocorreu com  atividades  durante o dia no centro de Porto Alegre. No encontro, diversas organizações estiveram disponíveis para dialogar com as mulheres interessadas. Às 17h ocorreru o Ato Político na Esquina Democrática de Porto Alegre. A assessora jurídica da THEMIS, Domenique Goulart e as sócias Priscila Costa e Gabriela Fischer Armani representando a THEMIS no Ato.

 

Entrevista ao Jornal do Almoço (JA Ideias) –  RBS (08/03)

A sócio-fundadora da THEMIS, Denise Dora, esteve no Jornal do Almoço debatendo sobre as formas de enfrentamento à violência e sobre a atuação das Promotoras Legais Populares em suas comunidades. Link da entrevista: http://bit.ly/2TPy1TJ

 

Painel – “Feminicídio, violência contra as mulheres de direitos reprodutivos” (08/03)

O painel fez parte das atividades do 8M  organizadas especialmente para o Dia Internacional da Mulher no Largo jornalista Glênio Peres em Porto Alegre. A coordenadora executiva da THEMIS, Renata Jardim, falou sobre a atuação da THEMIS na área de combate à violência.

 

Participação no programa Cruzando as Conversas da RDC TV (08/03)

 

 

 

 

 

A advogada e sócia da THEMIS, Gabriela Fischer Armani, participou do programa  Cruzando as Conversas da RDC TV. No programa Gabriela abordou a igualdade de gênero no mercado de trabalho.

 

Blitz Sinaleira pelo fim da violência contra as mulheres (08/03)

As Promotoras Legais de Guaíba realizaram uma blitz pelas principais ruas de Guaíba divulgando as atividades promovidas pelas mesmas no mês de março.

 

Painel – “O que é feminismo?” (08/03)

O evento foi organizado pelo Gabinete da Vice Prefeita e  Diretoria de Políticas para as Mulheres de Canoas e consistiu em  uma grande estrutura no Calçadão de Canoas.  Neste evento, paralelo aos painéis que ocorreram, houve uma série de serviços da Administração Municipal, na área da cidadania, saúde, educação e trabalho e serão disponibilizados a população de Canoas.  A  coordenadora executiva da THEMIS, Renata Jardim, participou do painel “O que é feminismo?”. As Promotoras Legais Populares de Canoas também estiveram presentes no evento.

 

Palestra “Direitos das Mulheres, Feminicídio e atuação das PLPs”

As Promotoras Legais Populares do município de Guaíba realizaram a palestra  “Direitos das Mulheres, Feminicídio e Atuação das PLPs”. O objetivo do encontro foi apresentar a forma como as PLPs trabalham e tirar dúvidas sobre Direitos das Mulheres e sobre a Lei do Feminicídio. A atividade ocorreu na escola Anita Garibaldi.

 

“Dia de luta: Violência, arte e denúncia” (08/03)

Uma das atividades da” Semana da Mulher no Teatro de Arena”  foi a apresentação de uma cena do espetáculo “Arena Selvagem”, do Grupo Cerco, seguida de um debate sobre a violência contra a mulher. Mediado por Stella Barros – técnica de cultura da Sedac, atriz e dramaturga – o debate conta com a participação de Dedy Ricardo, do Grupo de Mulheres Negras Atinuké; Priscila Leote, coordenadora da ONG Outra Visão; Márcia Soares, sócia-fundadora da THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos; representantes do Emancipa Mulher.

 

Roda de Conversas “Direitos das Mulheres, Feminicídio e atuação das PLPs” (09/03)

As Promotoras Legais Populares do município de Guaíba realizaram a palestra  “Direitos das Mulheres, Feminicídio e Atuação das PLPs”. O objetivo do encontro foi apresentar a forma como as PLPs trabalham e tirar dúvidas sobre Direitos das Mulheres e sobre a Lei do Feminicídio. A atividade ocorreu na Associação de Moradores São Jorge.

 

Abertura da exposição “Ocupação Feminista: o Tempo não para – Memória dos movimentos feministas no Rio Grande do Sul”  (09/03)

A exposição, de curadoria de  Ben Berardi,  propôs  um resgate e um debate sobre a trajetória do movimento de mulheres no RS. Com exposição, filmes, documentários e debates, o Memorial fez um panorama deste movimento desde suas origens recentes, no período da redemocratização do Brasil, aos dias de hoje. O evento  foi realizado em parceria com entidades do movimento, que fizeram as sugestões de programação e colocaram seus acervos à disposição. A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos foi uma das  parceiras da iniciativa. A exposição ocorreu entre os dias 09 a 24 de março, no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul.  A THEMIS esteve na exposição com as formandas da ONG Mulheres em Construção.

 

Palestra “Empoderamento da Mulher –  como enfrentar mecanismos e desigualdades no mercado de trabalho” (10/03)

A palestra organizada pelas  Promotoras Legais Populares da Cruzeiro  visa abordar as formas de enfrentar as desigualdades de gênero no mercado de trabalho. O encontro ocorreu na Associação Nossa Senhora do Brasil – Av. Nossa Senhora do Brasil, n. 118, Bairro Santa Tereza, Porto Alegre.

 

Oficina “Masculinidades e feminilidades em debate: como é possível a construção de um mundo livre de violência contra as mulheres? ” (11/03)

O espaço de discussão abordou a construção de estereótipos de gênero que resultam em formas desiguais de relações entre homens e mulheres. O aumento do feminicídio e a continuidade da opressão sofrida pelas mulheres revelam a importância do diálogo e da conscientização sobre tais assuntos, de maneira contínua. A palestra ocorreu na empresa Eletrosul em duas turmas.

 

Atividade do IMAMA no sim Restinga (11/03)

Na tarde da segunda-feira,11,  ocorreu uma atividade alusiva ao Dia internacional da Mulher no SIM Restinga promovida pelo IMAMA. As PLPs e mulheres da comunidade tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre saúde da mulher. a Atividade foi organizada pelas PLPs da região.

 

Comissão de Status da Mulher (CWS) (11/03)

A sócia-fundadora da THEMIS, Denise Dourado Dora, participou entre os dias 11 e 15 de março da 63ª edição da reunião da Comissão de Status da Mulher (CWS) em NY. O encontro reuúne, anualmente, autoridades dos estados membros das Nações Unidas da área de Direitos das Mulheres, organizações da sociedade civil e ativistas que trabalham com esta temática na sede da ONU em NY. Neste ano, a @UN_CSW aconteceu de 11 a 22 de março em NY. O tema foi “Sistemas de proteção social, acesso a serviços públicos e infraestrutura sustentável”. 

 

Roda de conversa sobre  rede de apoio às mulheres vítimas de violência  (13/03)

As Promotoras Legais Populares de Canoas realizam  uma roda de conversa sobre a rede de apoio às mulheres no Centro de Capacitação e Produção  de economia solidária.

 

Ato político: “Um ano sem Marielle Franco” (14/03)

A THEMIS participou do ato político que ocorreu no dia 14 de março de 2019. Questionando quem mandou matar Marielle Franco.

 

Palestra “Protagonismo da Mulher no Século XXI – Da Família à Carreira” (14/03)

A palestra foi organizada pelas Promotoras Legais Populares de Guaíba. O encontro foi aberto para a comunidade local e propôs um debate sobre os diversos papeis da mulher na sociedade.

 

Palestra “Um olhar feminino” (14/03)

A palestrante Ivonete Soares abordou  a questão da importância de uma perspectiva de gênero nas relações sociais. A palestra ocorreu na Associação ASSMUSOL – R. Otilia Travessa C, n. 165, Vila Cruzeiro, Porto Alegre.

 

Oficina “Gênero, justiça e Direitos humanos”: tecendo reflexões, estratégias e práticas para um mundo livre de violência contra as mulheres (15/03)

A oficina abordou o panorama brasileiro de violência contra as mulheres, a partir de dados estatísticos e reflexões sobre equidade de gênero. Trouxe,também, considerações sobre os tipos e ciclos de violência e  mecanismos de enfrentamento desse fenômeno, nas práticas cotidianas. A oficina ocorreu na empre SOUL.

 

II Encontro de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Estado do RS (FETAPERGS) (15/03)

O II Encontro de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Estado do RS (FETAPERGS) ocorreu na última sexta-feira (15), no Clube 7 de Setembro, em Sapucaia do Sul. A advogada e sócia da THEMIS, Priscila Costa, esteve presente no encontro representando a THEMIS.

 

Desigualdade de Gênero:  A atuação do TCE-RS (19/03)

Denise Dora sócia-fundadora da THEMIS  participou do debate promovido pelo TCE-RS contando um pouco de sua visão sobre a promoção da igualdade entre homens e mulheres. Estiveram presentes também:  Marlise Maria Fernandes, que foi subsecretária de articulação institucional na Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do governo do Estado e Eliane Marques, também auditora pública externa no TCE-RS.

 

Oficinas de Prevenção a Violência contra a Mulher (20/03)

De maneira dinâmica foram abordadas as principais formas de combater a violência contra  a mulher. Além disso, foi apresentado o ciclo de violência e as formas de acesso à rede de apoio. As oficinas ocorreram em dois turnos. Na turma da manhã houve a participação de cinco colaboradoras com deficiência auditiva e a oficina contou com intérprete de libras (língua brasileira de sinais).

 

Roda de conversa: violência de gênero, assédio, condições de trabalho (20/03)

Denise Dora, enquanto representante da THEMIS, participou da roda de conversa que ocorreu na FEMARGS.  Denise e outras convidas compartilhem suas experiências de vida.

 

Palestra:  “Violência contra a mulher: interseccionalidades e desafios” (21/03)

A palestra “Violência contra a mulher: interseccionalidades e desafios”, ocorreu no auditório do TRF4, em Porto Alegre.  Denise  Dora, sócia-fundadora da THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, participou do evento representando a organização.

 

Roda de conversa”Direitos das Mulheres, Feminicídio e atuação das PLPs” (21/03)

As Promotoras Legais Populares do município de Guaíba realizaram a roda de conversa  “Direitos das Mulheres, Feminicídio e Atuação das PLPs”. O objetivo do encontro foi apresentar a forma como as PLPs trabalham e tirar dúvidas sobre Direitos das Mulheres e sobre a Lei do Feminicídio. O encontro é aberto para a comunidade e ocorreu na Associação ASNÚCLEO – Oswaldo Jardim 35, Bairro Cohab, Guaíba.

 

Oficina sobre Direitos das Mulheres (22/03)

O Banco   Comunitário  Justa Troca (BCJT) localizado na Zona Norte de Porto Alegre promoveu um evento voltado para as mulheres da comunidade. Dentre as atividades houve a oficina sobre Direitos das Mulheres em que a Themis participou.

 

Formatura Mulheres em Construção (22/03)

No dia 22/03 ocorreu a formatura de mais uma turma da ONG Mulheres em Construção em Canoas. No curso as mulheres são formadas para o mercado da construção civil. A ONG Mulheres em Construção tem por objetivos: desenvolver cursos de formação na área da construção civil para mulheres; promover a autonomia, cidadania e  empoderamento das mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de violência doméstica; inserir as mulheres no mercado de trabalho predominantemente masculino, contribuindo assim para a redução da desigualdade e da discriminação de gênero no trabalho. As Promotoras Legais Populares de Canoas estiveram no evento representando a THEMIS.

 

Divulgação do SIM Guajuviras  (22/03)

As Promotoras Legais Populares de Canoas estiveram na tarde desta sexta-feira divulgando a inauguração do SIM Guajuviras que ocorrerá no dia 29/03. No SIM, as PLPs capacitadas atuam voluntariamente como agentes comunitárias de justiça na promoção dos direitos e na democratização do acesso à justiça.

 

Estação PLPs Lomba do Pinheiro (23/03)

As Promotoras Legais Populares da Lomba do Pinheiro realizaram a “Estação PLPs Lomba do Pinheiro” para  acolhimento e orientações jurídicas para as moradoras da região. As Promotoras Legais estiveram em vão se instalar em 5 pontos estratégicos do bairro, com grande circulação de  pessoas, para distribuir materiais informativos e de divulgação do trabalho das PLPs e da Themis.

 

Palestra “Direitos das Mulheres, Feminicídio e atuação das PLPs”  (23/03)

As Promotoras Legais Populares de Guaíba realizaram a palestra  “Direitos das Mulheres, Feminicídio e Atuação das PLPs”. O objetivo do encontro foi apresentar a forma como as PLPs trabalham e tirar dúvidas sobre Direitos das Mulheres e sobre a Lei do Feminicídio. A palestra foi feita para a comunidade escolar da região e ocorreu na escola Amadeu.

 

Mesa de debates “Avanços e Retrocessos das Políticas Públicas para Mulheres” (26/03)

O evento foi realizado pela Secretaria de Políticas para  Mulheres de São Leopoldo e fez parte da programação especial para o mês da mulher. O evento ocorreu no auditório da Unisinos e a sócia-fundadora da THEMIS, Márcia Soares, esteve presente representando a organização.

 

Mesa “Atendimento a mulheres em situação de risco”  (26/03)

A “Semana das Minas” foi um evento promovido pelo Diretório Acadêmico de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Constou na programação do evento oficina de autodefesa para mulheres,  debate sobre como ajudar mulheres em situação de risco, como fazer uma comunicação inclusiva e de gênero, empoderamento feminino entre outras. A coordenadora executiva da THEMIS, Renata Jardim, participou da mesa “Atendimento a mulher em situação de risco”.

 

Prêmio Donna Mulheres que Inspiram 2019 (26/03)

Em uma cerimônia lotada no auditório no Instituto Ling, em Porto Alegre, com a presença de mais de 80 pessoas, o trabalho das oito finalistas em áreas como impacto social, diversidade, inclusão e igualdade de gênero foi apresentado ao público pela editora assistente da Revista Donna, Thamires Tancredi.  A sócia-fundadora da THEMIS, Denise Dora, era uma das finalistas do Prêmio e esteve representada pela Promotora Legal Popular Maria Salete.

 

Seminário  “Rearticulação da Rede da Mulher Restinga: Reafirmando compromisso com a proteção das mulheres” (28/03)

O evento teve a apresentação de representantes responsáveis pela rede de proteção às mulheres na cidade de Porto Alegre e abordou  a atuação de cada serviço nos casos de violência contra as mulheres. O evento foi  um movimento importante na permanente luta de fortalecimento da rede de atendimento.  O encontro foi organizado pelas Promotoras Legais Populares do bairro Restinga.

 

Mulheres enfrentando a violência (28/03)

Este encontro organizado pelas Promotoras Legais Populares de Guaíba contou com a presença da Delegada Tatiana Bastos e de representantes da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos. O evento foi aberto para a comunidade em geral e ocorreu Câmara de Vereadores de Guaíba.

 

Encerramento das atividades do mês de março – Cruzeiro (28/03)

As Promotoras Legais Populares do bairro Cruzeiro organizaram uma confraternização para comemorar o encerramento das atividades do mês da mulher na região. Além disso, aproveitaram a oportunidade para articular as próximas ações das PLPs.

 

Inauguração do SIM Guajuviras (29/03)

Inaugurou na manhã de sexta-feira (29/03), o Serviço de informação a Mulher (SIM), do bairro Guajuviras, em Canoas. No SIM, as PLPs capacitadas atuam voluntariamente como agentes comunitárias de justiça na promoção dos direitos e na democratização do acesso à justiça.

O SIM fica na setor 4 B, quadra A, casa 6, Bairro Guajuviras, Canoas. E os plantões ocorrem todas às quartas-feiras das 9h às 12h e das 14h às 18h.

 

 

Esquenta Festival Mulheres do Mundo/ Women of the World – WOW (29/03)

O Festival que acontece em 63 cidades do mundo, teve sua primeira edição na América Latina no Rio de Janeiro, em novembro de 2018 com a curadoria das organizações da Maré. Ao longo de 2019  serão realizados cinco “esquentas” no Rio de Janeiro para mobilizar para a próxima atividade no final do ano. O primeiro esquenta ocorreu no dia 29 de março na Casa de Mulheres da Maré e contou com diversas atividades, debates, feira de empreendedoras locais além de uma roda de samba com o grupo Moça Prosa. As representantes da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos falaram sobre os projetos desenvolvidos pela organização, em especial do trabalho com as Promotoras Legais Populares, do fomento de redes de cuidado e apoio entre mulheres.

 

Palestra “Empoderamento da Mulher Negra” (30/03)

As Promotoras Legais Populares do Eixo Baltazar organizaram  a roda de conversa sobre o empoderamento da mulher negra. Diversas convidadas irão debater as formas de incentivar o empoderamento das mulheres negras. Além disso, também houve a inauguração das novas salas de atendimento no Centro Vida (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, Sala 657 e 658, Porto Alegre).

 

Roda de conversa sobre Direito das Mulheres (30/03)

As Promotoras Legais Populares  da Lomba do Pinheiro participaram de uma atividade comunitária no Campo da Tuca, em parceria com a Associação Comunitária e o Bloco da Amizade. O evento fez parte da agenda da Muamba de Carnaval na comunidade. A atividade ocorreu na manhã de sábado e teve por objetivo dialogar com as meninas e mulheres da região a respeito de seus direitos.

 

Seminário da Juventude do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) (30/03)

O seminário reuniu neste sábado, quase 300 jovens dos seis centros da juventude. Eles participaram de atividades temáticas e dinâmicas sobre os direitos das mulheres e o combate à violência. O evento durou o dia todo e foi realizado em espaços da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no Memorial do Ministério Público e na Praça Marechal Deodoro. A THEMIS esteve presente participando de uma das oficinas com os adolescentes.  Trabalhando questões sobre direitos reprodutivos.

 

Palestra  “Direitos das Mulheres, Feminicídio e atuação das PLPs” (30/03)

As Promotoras Legais Populares do município de Guaíba realizarão a palestra  “Direitos das Mulheres, Feminicídio e Atuação das PLPs”. O objetivo do encontro é apresentar a forma como as PLPs trabalham e tirar dúvidas sobre Direitos das Mulheres e sobre a Lei do Feminicídio. A palestra é voltada para a comunidade da região e ocorreu no CTG Pedras Brancas.

 


Veja outras notícias

.