Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Eleições municipais: a Porto Alegre que queremos

Em maio de 2024, as pessoas de Porto Alegre enfrentaram um desastre climático que parecia pertencer apenas à memória coletiva da cidade, um acontecimento de mais de meio século atrás, eco distante da história. As marcas dessa tragédia, a enchente de 1941, que eram meras imagens em preto e branco, ressurgiram. Agora, no presente, revelando o descaso do poder público e, mais uma vez, trazendo medo e destruição à vida de seus habitantes.

Neste contexto de emergência climática, a gestão municipal atual, imersa em negacionismo e ineficiência, ignorou repetidos avisos e alertas de cientistas, pesquisadores, sociedade civil e gestores públicos. A eleição municipal de outubro de 2024 se torna, portanto, um marco para refletirmos sobre o direito à cidade. Estamos assistindo à devastação de áreas verdes, espaços públicos e históricos, com a conivência da prefeitura, que deveria proteger nossa identidade e patrimônio.

Queremos uma Porto Alegre vibrante e acolhedora, como a cidade pulsante em que um dia já vivemos. É fundamental reconhecer que as mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, são as mais afetadas por situações de emergência, demandam segurança e respeito em cada espaço que habitam. A emergência torna visível, de modo agudo, as desigualdades de gênero e raça, as violências contra mulheres e meninas, a ausência de responsabilidade efetiva do Estado com as mulheres. Nós, cidadãs comprometidas com uma sociedade mais justa e igualitária, nos unimos para reafirmar a importância do direito à cidade e da segurança para todas as mulheres nesses momentos, e em toda a vida cotidiana que nos desafia diariamente.

Chegou a hora de resgatar o que é nosso, de lutar pela cidade que sonhamos e construímos nestes 31 anos da história institucional da THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos. Porto Alegre, queremos você de volta!

Por isso, convidamos você para votar nas candidatas Maria do Rosário e Tamyres, para que juntas possam trabalhar para construir a Porto Alegre igualitária e democrática que merecemos.


Veja outras notícias

.