Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Dia Laranja pela Eliminação da Violência contra as Mulheres dá início à campanha 16 dias de ativismo

Em um ano marcado pelo agravamento da violência contra as mulheres em escala global no período de isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus, torna-se ainda mais urgente o alerta levantado neste 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres – Dia Laranja. A data marca o início da campanha 16 dias de ativismo, convocada pela ONU desde 1991 para discutir questões relacionadas à violência contra as mulheres.

No Brasil, o número de feminicídios chegou a 631 no primeiro semestre de 2020, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). E as mulheres negras são as maiores vítimas – 73% das que morreram vítimas de homicídio, evidenciando que a violência reproduz formas de desigualdades que já acometem a vida das mulheres. Dados da ONU Mulheres indicam que o confinamento levou a aumentos das denúncias ou ligações para as autoridades por violência doméstica de pelo menos 30% em países como Chipre, Singapura e França.

Neste contexto, a Themis atende ao chamado da campanha proposta pela Organização das Nações Unidas e se engaja nesta que é uma tarefa urgente e contínua. Cor vibrante e positiva, o laranja representa, aqui, um futuro livre de violência contra mulheres e meninas, convocando ativistas, governos e agências das Nações Unidas a se mobilizarem pela prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas.

Nestas imagens, destacamos algumas das Promotoras Legais Populares (PLPs) da Themis, ativistas cuja atuação, ao longo de todo o ano, é fundamental para que possamos alcançar o objetivo da eliminação da violência contra as mulheres proposta pelo Dia Laranja.

Convidamos você a também vestir laranja e compartilhar fotos e mensagens sobre os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, marcando a Themis nas redes sociais de sua organização ou no seu perfil pessoa. Compartilharemos as imagens em que formos marcadas!

#16dias #OndeVocêEstáQueNãoMeVê? #SomosNossaExistência #UNASE


Veja outras notícias

.