Confira a programação da Themis durante os 21 dias de ativismo
O Brasil é um dos países mais violentos do mundo para meninas e mulheres, tanto que, há anos, aparece nos primeiros lugares em rankings de violência de gênero. As estatísticas são cada vez mais estarrecedoras. Só no ano passado, o país registrou oficialmente a morte de 1.338 mulheres por sua condição de gênero, assassinatos praticados em sua maioria por companheiros, ex-companheiros ou pretensos companheiros. Os dados, que tiveram 10 de seus 12 meses sob o efeito da pandemia da Covid-19, foram colhidos pelo jornal Folha de S.Paulo nas secretarias de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal.
Desde 1991, a ONU convoca o mundo inteiro para discutir questões relacionadas à violência contra as mulheres por meio da campanha “16 dias de ativismo”, que tem início 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e término em 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos. No Brasil, os 16 dias ampliaram-se para 21 dias: para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades começam antes, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
“É uma ação fundamental pela afirmação do direito das mulheres a uma vida livre de todas as formas de violência. Esse é nosso desejo e ativismo”, ressalta Márcia Soares, diretora-executiva da Themis.
A Themis justa-se a este movimento e promove uma série de atividades.
Confira nossa programação
# Ação Integrada pelos Direitos das Mulheres – 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
Sábado, 20/11, das 13h às 17h – Rua Dona Helena, 100 (em frente à Escola Estadual Almirante Álvaro Alberto Da Motta e Silva, na Vila Cruzeiro)
Sábado, dia 27/11, das 13h às 17h – Praça Esplanada (Avenida João Antônio da Silveira, na Restinga)
Sexta-feira, dia 03/12, das 13h às 17h -Eixo Baltazar do Centro Vida (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia)
# Festa de lançamento da Mandala Lunar
Domingo, 21/11, das 14h às 20h, com participação de Promotoras Legais Populares – Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582)
# Conversatorio Atención a la Pandemia de la Violencia de Género en LAC
Dia 24/11, às 10h (horário do Equador), de forma online
# Socialização do Estudo sobre a Convenção 190 da OIT
Dia 24/11, às 16h, pelo Zoom. Realização da Themis e da Fenatrad
# “Nem Pensem em Nos Matar”, ação no trensurb
Dia 24/11, às 15h, na Estação Canoas do trensurb, com distribuição de material por Promotoras Legais Populares de Canoas, Porto Alegre, Guaíba e São Leopoldo
# 15 anos da lei Maria da Penha e sua importância no combate à violência de gênero
25/11, às 10h, na Câmara de Vereadores de Viamão, com participação da Promotora Legal Popular (PLP) Maria Guaneci Ávila
# Live sobre o protagonismo das PLPs
Dia 25/11, das 14h às 15h, com a participação de Márcia Soares, diretora executiva da Themis