Agenda ativista das sócias: artigo detalha a história da exploração capitalista das regiões afetadas pelas chuvas no RS
A historiadora Maria da Glória Lopes Kopp, sócia da Themis, escreveu um artigo para o jornal Sul21 sobre a história da exploração capitalista das regiões afetadas pela tragédia climática do Rio Grande do Sul.
“Não por coincidência, o mapa da enchente é o mesmo da região originária das matas de araucária. A intensa atividade econômica exploratória, conhecida como ‘política de colonização’, foi iniciada com a vinda da Corte Portuguesa (1808-1821) para o Brasil”, escreve a historiadora.
A porto-alegrense Maria da Glória é historiadora, especialista em História do Brasil, mestra e doutora em Ciências Sociais pela PUCRS e compôs o grupo de sócias fundadoras da Themis. Também trabalhou com políticas públicas de direitos humanos, segurança pública, ciência e tecnologia e participação social.
Ela é autora de “A chave do céu e a porta do inferno: os monges barbudos de Soledade e Sobradinho” (dissertação de mestrado) e “A floresta, o curandeiro, o juiz e o capitalista: resistência mestiça em Soledade e Sobradinho” (tese de doutorado). É professora independente e realiza cursos e projetos especiais de ensino de História do Brasil e das Américas.
Clique aqui para ler o artigo na íntegra