Revista sobre Justiça Interseccional é lançada em Porto Alegre
No dia 20 de dezembro de 2018 a Themis lançou a edição especial da sua revista anual com o tema “Justiça Interseccional: Tecendo experiências e construindo conhecimentos”. O evento ocorreu na Livraria Cirkula e contou com a presença de parceiras e parceiros, amigas e amigos e admiradoras e admiradores da Themis. A co-fundadora da Themis, Denise Dora, falou sobre os processos de criação da revista e sobre a importância de ter pessoas tão relevantes na autoria do trabalho. Além disso, a coordenadora executiva da Themis, Renata Jardim, agradeceu o engajamento de todas e todos que colaboram, à sua maneira, com as atividades desenvolvidas pela Themis.
O conteúdo da revista foi composto a partir do conceito de interseccionalidade desenvolvido pela advogada, ativista e parceira de longa data da Themis, Kimberlé Crenshaw. os artigos e depoimentos apresentam as interferências do racismo, do preconceito e da misoginia nas decisões judiciais e nas estruturas sociais no Brasil.
A advogada e uma das autoras da revista, Luana Pereira, comentou sobre a importância de ter, na ocasião, uma mesa composta exclusivamente por mulheres negras (Winnie Bueno, Jade Alves, Karen Pinheiro e a própria Luana Pereira). Winnie Bueno, intelectual gaúcha, falou sobre formas de resistência em um país em que o racismo e outras violências são evidentes e corriqueiras. Karen Pinheiro falou sobre sua experiência de ser uma juíza de Direito negra e mulher e sobre como foi o processo de entender-se negra. Jade Alves relatou sobre a juventude negra no ambiente acadêmico público e sobre a experiência de ser estudante do curso de Ciências Jurídicas e Promotora Legal Popular.
Na data, todas e todos presentes receberam gratuitamente a publicação. Em breve, a versão digital da revista estará disponível em nosso site. Além disso, em nossa sede há exemplares que podem ser adquiridos pelo valor de R$20,00. Quem tiver interesse pode entrar em contato conosco através dos nossos canais de comunicação. A revista foi produzida com recursos da Tinker Foundation Incorporated parceira da Themis.
Conteúdo da revista:
Apresentação (Andréa Saint Paustous Nocchi)
Sexo e gênero, raça e etnia: desafios das políticas públicas na dimensão interseccional (Márcia Lima)
A interseccionalidade como ferramenta para a justiça social: analisando a experiência a Themis(Winnie de Campos Bueno e Luana Pereira)
Antidiscriminação, discriminação interseccional e discriminação múltipla(Roger Raupp Rios)
Entrevista (Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro)
Entrevista (Rosangela Santos)
Entrevista (Jade Alves)