Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

25/11: Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher foi criado em 1981, durante o 1° Encontro de Feministas Latino-americanas e Caribenhas (Eflac), realizado em Bogotá, na Colômbia.

E0 1991, a ONU instituiu a data como o início de um calendário de ações pelo fim da violência contra as mulheres e meninas que se estende até 10 de dezembro chamado 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. No Brasil, a campanha começa antes, em 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra: são os 21 dias de ativismo.

Dados de 2021 da Organização das Nações Unidas revelaram que mais de cinco meninas ou mulheres foram mortas a cada hora, em média, naquele ano.

O Brasil é um dos países mais perigosos para mulheres e meninas no mundo. Há um cresente agravamento da violência contra as mulheres, mesmo com a existência de uma das legislações mais avançadas do mundo, a Lei Maria da Penha.

A falta de sua implementação levou, nos 10 primeiros meses de 2022, à morte de 89 mulheres no Rio Grande do Sul, sendo um dos estados brasileiros com maior número de feminicídios. Boa parte desses casos poderiam ser evitados se houvesse políticas efetivas de prevenção e proteção às mulheres. 

Para enfrentar este cenário são necessárias ações amplas e diversas nos diferentes níveis da sociedade, rompendo com a naturalização de comportamentos e práticas violentas e enfrentando todas as formas de desigualdades e discriminações vividas pelas mulheres e meninas.  

Nesta data tão importante para as mulheres, a Themis reafirma seu compromisso com ampliação do acesso à justiça a todas as mulheres e com a agenda ampla de promoção da igualdade em todos os âmbitos de nossas vidas. Seguiremos firmes no desenvolvimento de programas e estratégias de mobilização comunitária, empoderamento de mulheres e de atenção às mulheres em situação de violência. 

Na certeza de que nosso trabalho é fundamental, nos juntamos às vozes de tantas outras mulheres que fazem a diferença todos os dias, como as Promotoras Legais Populares, as Jovens Multiplicadoras de Cidadania e as trabalhadoras domésticas para exigir nossos direitos, para lutar por uma vida mais prazerosa, digna e sem violência.

Acesse nosso site e redes para acompanhar nosso calendário de atividades.

21 dias de ativismo

Desde 1991, entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, a ONU convoca o mundo inteiro para discutir questões relacionadas à violência contra as mulheres, constituindo-se em um calendário de ações de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e meninas. No Brasil, a Campanha começa mais cedo: em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

 

 


Veja outras notícias

.