Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

10 de outubro: Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher

10 de outubro é o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. A data foi instituída em 1980, a partir de um movimento que começou em São Paulo, quando mulheres se reuniram nas escadarias do Teatro Municipal para um protesto contra o aumento de crimes de gênero no Brasil.

De lá para cá, a legislação mudou para proteger mulheres vítimas de violência. A Lei Maria da Penha completou 17 anos e já passou por uma série de mudanças. Além dela, a Lei do Feminicídio, que torna o crime um homicídio qualificado e o coloca na lista dos hediondos, com penas mais altas.

Ainda hoje, porém, a violência contra a mulher é uma realidade que exige respostas governamentais firmes e vigilância da sociedade civil. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que, no Brasil, cerca de 50 mil mulheres sofreram algum tipo de violência a cada dia em 2022.

A violência contra a mulher é uma violação de direitos humanos e um grave problema social. É preciso criar mais políticas públicas, aumentar a rede de proteção à mulher e combater a cultura do agressor.


Veja outras notícias

.