Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Veja como foi a cerimônia de formatura das 27 novas de Promotoras Legais Populares de Porto Alegre

Foi com aplausos e assobios de familiares e amigos e ao som de “Dona de Mim”, da cantora Iza, que as novas Promotoras Legais Populares subiram ao palco do auditório da UniRitter/Fapa no primeiro sábado de agosto para a cerimônia de formatura da 18ª turma de ativistas da Themis.

O evento celebrou a conclusão de três meses de aprendizagem sobre noções básicas de Direito, direitos humanos das mulheres, organização do Estado e do Poder Judiciário. Agora, as 27 formandas são ativistas capacitadas para atuar voluntariamente na prevenção de violações e na promoção de direitos em diversos bairros de Porto Alegre (RS).

O certificado veio pelas mãos de Renata Jardim, coordenadora da Área de Violência da Themis. “Neste sábado, inicia-se um novo ciclo, no qual essas mulheres passam a integrar uma rede local, estadual, nacional e internacional de Promotoras Legais Populares. Uma formação que passou, necessariamente, pela constituição de laços de afeto, de aprendizados mútuos e compartilhados, que exigiram apoio e cuidado para mexer em práticas tão enraizadas em todas nós, como racismo, sexismo e outras formas de discriminações. Chegamos ao final desta formação unidas e ainda mais fortes pelos laços construídos”, pontuou Renata. 

Além das inovações programáticas, pontuou a coordenadora, a formação contou com o reforço de lideranças do Serviço de Informação à Mulher (SIM) das cinco regiões da Capital: Cenira Vargas, da Região Leste; Malvina Beatriz Souza, da Cruzeiro; Estela Oliveira da Silva Vargas, da Lomba do Pinheiro; Maria de Fátima Pinheiro, da Restinga; e Tânia Mara Garcia, do Eixo Baltazar. 

Escolhidas oradoras da turma, Cléia Regina de Oliveira e Cristiane Machado Mattos enfatizaram a necessidade de formar mulheres para atuação no campo feminista. “Empoderar, cuidar e atuar na prevenção à violência contra as mulheres é fundamental. Não foi fácil chegar até aqui. Diante da pandemia, tivemos dificuldades, pois somos mães, avós e filhas. Muitas vezes, tivemos de trazer nossas crianças para as aulas. A sala Jane Beatriz [sala virtual do Curso] foi uma grande fortaleza para que ninguém ficasse pelo caminho”, afirmou Cristiane. 

A turma de formandas elegeu Virgínia Feix, conselheira da Themis e coordenadora pedagógica da formação, como paraninfa. Emocionada, Virgínia dirigiu-se às afilhadas para afirmar que todas estão aptas para exercer três pilares fundamentais da formação para atuação nos SIMs: 1) produzir aprendizagens e mudanças que enfrentam as raízes culturais da violência de gênero; 2) traduzir e simplificar as leis; e 3) promover solidariedade e quebrar a solidão de quem vivencia a violência.

O  18º Curso de Formação de Promotoras Legais Populares foi uma realização da Themis em parceria com a  UniRitter e GEEMPA, com apoio da Ford Foundation.

 

#promotoraslegaispopulares #plps #violenciadegenero #violenciacontraamulher #violenciadomestica #ativismopopular


Veja outras notícias

.