Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Porque votar em Promotoras Legais Populares para o Conselho Tutelar

No dia 6 de outubro acontece as eleições para o Conselho Tutelar, mandato 2020/2023, em todo o país. Em Porto Alegre, as(os) conselheiras(os) tutelares atuam em 10 microrregiões (confira abaixo).

Eleger conselheiras comprometidas com a causa da infância, engajadas em suas comunidades, que promovam a igualdade de gênero e combatam todo tipo de violência é fundamental para a ampla garantia dos direitos das crianças e adolescentes. 

Por isso a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos apoia as candidatas que são Promotoras Legais Populares (PLPs). 

As Promotoras Legais Populares são ativistas capacitadas pela Themis para reconhecer direitos, acessar serviços e exigir políticas públicas  de atenção às populações mais vulneráveis, em especial das mulheres e meninas. São lideranças com uma história de ativismo comunitário e compromisso com a causa da infância, que são capazes de enfrentar, com solidariedade e justiça, qualquer forma de violação dos direitos estabelecidos pelo ECA.

Eleger uma PLP conselheira tutelar significa proteger as meninas e os meninos  da violência, do racismo, do sexismo e de todas as formas de desigualdade. 

Uma sociedade melhor para as crianças é uma sociedade melhor para todo mundo.  

Como votar

A votação ocorre das 8h30 às 17h. Podem votar as(os) eleitoras(res) de Porto Alegre com mais de 16 anos de idade e que estiverem com a situação regular no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Sul.

O voto será universal e regionalizado, sendo que a(o) eleitora(or) poderá votar em até cinco candidatas(os) da microrregião em que seu título de eleitor estiver devidamente habilitado.

É preciso levar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, etc) e o título de eleitor. 

Confira os locais de votação e as microrregiões aqui. 

Veja o mapa das microrregiões aqui.  

 


Veja outras notícias

.