Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Veja como foi o lançamento da quarta edição da Revista da Themis

O lançamento da quarta edição da Revista da Themis, “A ética feminista do cuidado – Ativismos e auto-organização de mulheres na pandemia”, reuniu dezenas de pessoas no Clube da Cultura, em Porto Alegre, em uma noite de celebração aos 30 anos da Organização e sua resistência durante a emergência sanitária.

Promotoras Legais Populares (PLPs), Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs), trabalhadoras domésticas, sócias e sócios da organização, equipe e parceiros receberam em primeira mão a publicação que será disponibilizada em breve no formato e-book. A partir do conceito de ética feminista do cuidado, a Revista da Themis mostra como a pandemia de Covid-19 se revelou para as mulheres, e como a organização desenvolveu estratégias de reação à crise. Em 104 páginas estão distribuídos artigos, entrevistas e depoimentos que contribuem para o crescente debate sobre a importância do trabalho de cuidado exercido pelas mulheres.

A organizadora da publicação e conselheira diretora, Denise Dora apresentou a revista, o processo de sua elaboração e os esforços da organização para garantir os direitos das mulheres durante os tempos de pandemia e de ameaça à democracia.

“A revista trata da ética feminista da economia do cuidado e das experiências que a Themis acumulou durante a pandemia e do governo autoritário do Brasil de 2019 a 2022.Ela vem aportar o que dentro de um período extremamente difícil do Brasil e do mundo, a Themis pode contribuir por meio de uma rede de solidariedade de todas as mulheres”, explicou Denise Dora.

A diretora executiva da Themis, Márcia Soares, lembrou que muitas das presentes no Clube de Cultura foram a base do acolhimento a mulheres em situação de violência no momento em que os serviços de justiça fecharam as portas. “Quem estava na Themis naquele momento sabe a importância e o desafio de acolher e encaminhar essas mulheres em um momento de tanta dificuldade. Outra característica importante deste período foi a situação em que foram colocadas as trabalhadoras domésticas remuneradas, com mais de 1,5 milhão de postos de trabalhos perdidos”, lembrou Márcia.


Em seguida, subiram ao palco PLPs, as autoras presentes, que incluiu uma liderança sindical das trabalhadoras domésticas, uma PLP, uma pesquisadora e integrantes da equipe da Themis na época. Acompanhe o site e as redes sociais da Themis para ficar por dentro da disponibilização da revista em formato e-book.

 

 

 

 


Veja outras notícias

.