Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Veja como foi a homenagem à Themis na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Com o auditório do plenário principal ocupado por dezenas de Promotoras Legais Populares (PLPs), a Câmara de Porto Alegre entregou o diploma de Honra ao Mérito para a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos nesta segunda-feira, véspera do Dia da Mulher e do 29º aniversário da organização. A homenagem foi marcada pelo pedido de reabertura da Secretaria de Políticas Para as Mulheres, proposto pela vereadora Daiana Santos, da Bancada Negra.

A Promotora Legal Popular Estela Oliveira da Silva, representante das PLPs na direção da Themis, recebeu a homenagem em nome da Themis. “Sao 29 anos de muito trabalho na formação de Promotoras Legais Populares, trabalhadoras domésticas e Jovens Multiplicadoras da Cidadania (JMCs). Durante a pandemia, a Themis criou a Ajuda Humanitária que atendeu, até maio de 2021, quase 1.500 mulheres. Além disso, houve suporte às PLPs, com ajuda para recarga de celular e assistência jurídica para acompanhar mulheres vítimas de violência doméstica. Também houve escuta e acolhimento”, afirmou a PLP, na tribuna.

A ativista também afirmou que a organização reconhece a importância de uma bancada de vereadoras negras em um contexto de violência contra as mulheres: “A Themis está junto nessa parceria e nas lutas, pois vivemos e viveremos um cenário político e ainda pandêmico. Nele, as vidas das mulheres são as mais afetadas”.

Em seguida, a vereadora Daiana Santos, autora do pedido de reconhecimento à  Themis, falou sobre a importância do trabalho realizado pela organização: “É vibrante olhar para este espaço repleto de gente de luta, de mulheres incansáveis que executam um papel fundamental na nossa sociedade. Mulheres que não perdem nunca a vontade de transformação real onde mais necessitamos: nas comunidades, organizando e promovendo uma rede de apoio a fim de defender os direitos fundamentais das mulheres”.

A vereadora afirmou que a organização é uma instituição na qual confia e cujo trabalho acompanha há muito tempo: “A Themis, que se aproxima dos 30 anos, sai na frente sempre a partir do momento em que propõe, com base em suas mulheres, ações efetivas em um Estado onde, há quase oito anos, não temos uma Secretaria de Políticas Para as Mulheres”.

Daiana aproveitou a homenagem à Themis para pedir a reabertura da secretaria. “É esta a homenagem que queremos, queremos política pública efetiva, a responsabilidade de um Estado que olha para as mulheres e pensa em políticas que falem da garantia das nossas vidas. É isso o que precisamos, e nesse dia da homenagem para a Themis, faço essa solicitação porque sei o quanto é potente, nas comunidades, quando há essas políticas vigentes. É por vir de uma comunidade onde a Themis sempre esteve ativa e atuante, que faço essa proposição”, disse a vereadora.

Ao finalizar seu pronunciamento, a vereadora lembrou que a Themis é referência no Brasil e pediu que o momento seja de ruptura de um ciclo de violação de direitos para as mulheres. “Enquanto educadora social, muitas vezes, encontrei vocês pelo caminho, executando aquilo que o Estado se negava a fazer”, lembrou a vereadora.


Veja outras notícias

.