Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Veja como foi a primeira aula do curso presencial de alfabetização digital

Em frente ao computador, os olhos curiosos denotavam que havia um universo a descobrir, mesmo a partir de uma tela do equipamento. Foi assim o primeiro encontro presencial do curso de alfabetização digital de trabalhadoras domésticas e Promotoras Legais Populares de Porto Alegre e região metropolitana, na semana passada. A formação, promovida pela Themis e Fenatrad, em parceria com a UniRitter, tem o objetivo de ensinar essas mulheres conhecimentos básicos sobre o uso do computador, pacote office, internet e redes sociais. 

“O curso é bastante importante para trabalhadoras domésticas e Promotoras Legais Populares para aprender a lidar com uso do computador, para imprimir, para aprender a fazer documentos e, para o futuro, aprender a lidar com a juventude, entendendo a linguagem dos jovens no uso da internet”, avaliou a PLP Viviane Ribeiro.

“Eu estou achando uma ótima oportunidade para nós que não tivemos muito acesso a computação e internet, um ótimo curso para se inteirar da modernidade do uso da internet e do computador até para o nosso trabalho, no futuro”, afirmou a trabalhadora doméstica Deise Cristina.

No total, 70 mulheres participam da formação. Para garantir a presença nas aulas, elas contam com o suporte de transporte e alimentação fornecidos pela Themis. Há uma van centro/Fapa/centro, além do custeio das passagens de ônibus até o local de partida. 

“Explorar tecnologias digitais e compreender princípios e funcionalidades do computador e do celular é fundamental para que essas mulheres tenham mais possibilidade de ação em seus ambientes de trabalho e comunidades”, complementa Jéssica Pinheiro, coordenadora da área de Trabalho Doméstico Remunerado da Themis.

A formação faz parte do projeto “Fortalecendo o movimento de trabalhadoras domésticas pela tecnologia e aprendizagem”. O apoio é de CUMMINS, CARE, através do programa Igual Valor, Iguais Direitos, Global Fund for Women e Fundo da Embaixada da Nova Zelândia.

 

 


Veja outras notícias

.