Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Trabalhadoras domésticas do Acre participam de curso de alfabetização digital

Cerca de 30 trabalhadoras domésticas de Rio Branco voltaram à sala de aula no começo deste mês para participar da primeira turma do curso de Alfabetização Digital. A  formação é promovida pela Themis e pela Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) no Acre, em parceria com o Sindoméstico do Estado.

Crédito: Divulgação

Durante sete encontros, sempre às sextas-feiras à noite, as trabalhadoras domésticas terão aulas sobre o uso básico do computador, do pacote office, da internet e do aplicativo Laudelina com professores e estudantes monitoras, na Universidade Uninorte. A formatura ocorrerá em 18 de agosto. 

Uma das participantes da formação é Ana Maria Nascimento da Silva, 49 anos, atual presidente do Sindicato dos Trabalhadoras Domésticos do Acre. Para ela, o curso trará independência tecnológica para as participantes.

“Somos 30 mulheres muito empolgadas. O curso está sendo uma grande novidade no Acre, um dos Estados mais carentes do país. E pense: mesmo depois de uma semana inteira de trabalho, com dias muito quentes, todas as trabalhadoras domésticas estão animadas em aprender. Queremos entender mais dessas ferramentas, podendo trazer o aprendizado para nossa vida. Precisamos ter independência no trabalho e como mulheres, não podemos ficar dependendo de outras pessoas”, avalia Ana Maria.

A moradora de Rio Branco (AC) também é uma entusiasta do web app Laudelina, ferramenta que permite acesso a diversos serviços da categoria e que será apresentada às participantes do curso nas próximas semanas. Ana utiliza, principalmente, a calculadora de direitos, na qual as trabalhadoras podem calcular férias, 13º salário, férias e demissão. “É uma ferramenta muito boa, que nos ajuda muito no dia a dia, mas as trabalhadoras não devem deixar de frequentar o sindicato. Ali é um espaço de troca, de luta, de acolhimento”, pontua. 

O objetivo da formação no Acre é contribuir para a inclusão digital e ampliar o exercício efetivo dos direitos de trabalhadoras domésticas através do uso do aplicativo Laudelina, que ganhou uma nova versão e pode ser acessado diretamente no navegador no celular ou computador, sem a necessidade de instalação.

O curso é realizado no Acre após contemplar uma centena de trabalhadoras domésticas no Rio Grande do Sul, no âmbito do projeto “Fortalecendo o movimento de trabalhadoras domésticas pela aprendizagem e tecnologia”, em parceria com a CARE e a CUMMINS.

Veja mais fotos da aula inaugural a seguir: 

 


Veja outras notícias

.