Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis realiza a formatura da 7° turma de Jovens Multiplicadoras de Cidadania

Um auditório repleto de familiares e amigos assistiu, na última segunda-feira, a formatura do 7° curso de formação de Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs), da Themis, realizado no Auditório da Faculdade de Educação da UFRGS (Faced), em Porto Alegre. 

A cerimônia foi conduzida pela JMC Hellen Fonseca, formada na 6ª turma, e marcou a conclusão de três meses de estudos, durante os quais as jovens foram conduzidas em um caminho de fortalecimento do seu protagonismo e se apropriaram de conhecimentos e recursos para enfrentar violências de forma coletiva.

A coordenadora da área de Violência da Themis, Rafaela Caporal, celebrou a alegria pela conclusão desta etapa pelas jovens. “A gente ainda espera que vocês possam contribuir muito e multiplicar os aprendizados construídos ao longo desses meses aqui na Faced. As meninas são sementes que estamos plantando e nos trazem o esperançar de uma nova sociedade no qual as mulheres ocupam os seus devidos lugares e têm uma participação ativa na promoção e efetivação de seus direitos”.

Integrante da primeira turma de formação de JMCs, Ana Paula Arosi, coordenadora pedagógica do curso, falou que as jovens fazem parte de um projeto de futuro construído a partir da trajetória de cada uma. “Eu já fui uma Jovem Multiplicadora de Cidadania e já estive no lugar de vocês, com esses mesmos medos e com essas mesmas expectativas. Se eu não tivesse passado por isso, eu não seria a pessoa que sou hoje, eu não teria o sentido de mundo que eu tenho hoje”, afirmou.

As oradoras escolhidas pela turma, Julia Batista Casal (ok), Ana Carolina Duarte Rocha (ok) e Juliani Teixeira Aparício, falaram sobre a experiência de se tornar uma Jovem Multiplicadora de Cidadania.

“O curso de JMCs da Themis é o que diz ser, e muito mais. Nos mostrou o poder que temos com base nas leis e nos fez sentir poderosas, donas de nossas vidas. Durante os encontros, fomos apresentadas a um conteúdo pelo qual já anseávamos: a confirmação da nossa cidadania e da nossa humanidade. O lugar que ocupamos na sociedade permite que nossos corpos, nossas identidades e nossos direitos sejam constantemente violados. É de essencial importância a afirmação da nossa existência, do nosso valor e dos nossos direitos. dos direitos das jovens, das mulheres, das pessoas negras, indígenas, latinas e de todas as etnias, das pessoas lgbtqia+, das pessoas negras e que moram na periferia da cidade”, falaram as jovens, em um trecho do discurso.

Em seguida, as JMCs Herculana G. Do Amaral De Oliveira e Luíza Nordin Soares leram poesias escritas por elas e um vídeo foi encerrado para finalizar a etapa, que foi seguida de uma pequena recepção para as jovens e suas famílias.

Além de familiares e amigos das jovens, a cerimônia contou com facilitadoras que ministraram aulas para as jovens durante a formação, Promotoras Legais Populares, representantes do Conselho Tutelar e parceiros do Programa como o Centro de Juventude do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente da Lomba do Pinheiro.

O 7° Curso de Jovens Multiplicadoras de Cidadania é promovido pela Themis em parceria com o Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação e a Faculdade de Educação da UFRGS e com apoio do Fundo de População das Nações Unidas (@unfpa).

Confira os depoimentos das participantes da mesa de honra:

Lara Werneck, extensionista da Clínica Feminista da UFRGS
A Themis tem formado gerações e gerações de pessoas comprometidas com a mudança. É muito bonito ver a geração de vocês, e a nossa expectativa é que a gente possa gozar do privilégio de envelhecermos juntas, na luta. Nunca deixem de lado o autocuidado de vocês, é fundamental.

Magda Oliveira, técnica da UFRGS e representante do CIESS
Espero que vocês tenham colocado, no dia de hoje, a universidade no horizonte de vocês. Se vocês desejarem fazer um curso superior, essa é a universidade de vocês. Esgotam todas as possibilidades de descobrir os caminhos de chegar até aqui, trazendo a experiência de vocês e o brilho de vocês. Sejam muito gentis consigo mesmas, se demorando muito na alegria do feito que é chegar aqui no dia de hoje.

Janaina Fontanive, Vice-presidenta da  Comissão Especial de Educação da OAB
Os sonhos movem corações e atraem conquistas. Um olhar encantado permite que tudo renasça dentro da gente. Mas sabemos que as intenções e palavras o vento pode levar, apenas os gestos e as posturas indicam o quão firme e forte o solo é. Por isso é preciso atitude. Precisamos fazer acontecer, aplicar a potência dessa energia na construção daquilo que queremos que seja. O que nos move não são as vitórias: a gente vive muito com os obstáculos, derrotas e falhas. o que nos move são as tentativas, a insistência, a teimosia e o poder do caminhar permanente, olhando para os lados e enxergando e percebendo que aquilo que nos inquieta não pode ser resolvido individualmente. Por isso, nos damos as mãos, miramos adiante e nos mantemos sempre em movimento, porque a força faz morada em nós e a magia acontece com as pessoas.

Aline Lemos da Cunha Della Libera, vice-diretora da faculdade de educação da UFRGS
Esse espaço é do povo, é das mulheres, é de todas as pessoas. Para construir uma universidade pública e popular, precisamos acolher projetos que têm como principal interesse a transformação da sociedade. Hoje, é uma alegria redobrada, porque esse evento ocorre no 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é um marco significativo dessa interseccionalidade gênero, raça classe, e desse momento de reconstrução do país e da necessidade de lutarmos contra todas as formas de opressão, entre elas o racismo estrutural, que mais tem nos afetado.


Veja outras notícias

.