Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis forma primeira turma do curso estadual de Promotoras Legais Populares

O último sábado, 16 de dezembro, marcou a conclusão de um período de dois meses de aprendizado sobre direitos humanos das mulheres, organização do Estado, do Poder Judiciário e direitos sexuais e reprodutivos para cerca de 50 ativistas comunitárias das cidades de Alvorada, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Canguçu e São Lourenço do Sul. Elas receberam o certificado de Promotora Legal Popular (PLP) em uma celebração na UniRitter – Campus Fapa, em Porto Alegre. A partir de agora, elas passam a atuar voluntariamente em suas comunidades na defesa, na prevenção de violações e na promoção de direitos.

A primeira formação estadual de PLPs ocorreu em formato híbrido (presencial e online) e apresentou desafios tanto para se fazer presentes nas aulas presenciais, deslocando-se a Porto Alegre, quanto de conectividade, já que, para muitas, foi a primeira experiência virtual de aprendizado. Os desafios foram superados com apoio uma das outras, especialmente nos grupos de WhatsApp formados para as participantes em cada cidade, e pelo desejo de aprender e atuar na prevenção à violência de gênero.

A coordenadora da área de Enfrentamento às Violências da Themis, Rafaela Caporal, falou que o curso foi fundamental para ampliar a articulação das PLPs em todo o Estado em um momento em que o movimento de mulheres reivindica o retorno da Secretaria de Políticas para Mulheres.

“Que o curso de Promotora Legal Popular promove uma transformação social é inegável, mas uma das coisas mais bonitas que ele faz é a transformação da vida e do entendimento de vocês. Acompanhamos vocês desabrocharem ao longo desses meses, se questionarem, partilharem suas histórias conosco e reconhecer as questões que nos atravessam como mulheres, se apoiar e se fortalecer para fazer o enfrentamento tão necessário às questões de violência”, afirmou Rafaela.

Coordenadora do curso estadual de PLPs, Virgínia Feix lembrou que o encerramento da capacitação é apenas o começo de toda a aprendizagem que as ativistas vão fazer no campo, na atuação comunitária como PLPs: “é uma aprendizagem para o resto da vida e vai trazer a vocês cada vez mais condições de fazer mudança e transformação na vida de cada mulher que passar no caminho de vocês”.

A oradora Michele Neves, que representou as PLPs de Alvorada, afirmou que o momento da formatura é maior do que o recebimento do diploma. “Hoje estamos abraçando o poder da educação popular, da consciência, da autoconfiança e do espírito coletivo. Durante o curso, nós, mulheres de Alvorada, enfrentamos situações diversas em nossas casas e em nosso cotidiano e aprendemos a nos apoiar mutuamente. Somos mais conscientes, mais resilientes e seguiremos em frente com o compromisso de deixar mais nenhuma mulher sem amparo, nenhuma menina sem orientação”, disse.

O curso estadual de PLPs foi realizado pela Themis e pela Associação Estadual de Promotoras Legais Populares, com parceria da UniRitter e  apoio da Global Fund for Women, The Fund for Global Human Rights e Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul.


Confira mais depoimentos:

Raquel Bello Vázquez – Coordenadora da Grande Área de Ciências Humanas Campus FAPA-UniRitter
“É um orgulho comemorar a formatura de vocês aqui na UniRitter. A nossa colaboração com a Themis é um dos maiores motivos de orgulho que temos na UniRitter. Os nossos grandes projetos, porque são os que fazemos com o coração, são os que fazemos com a Themis. Os projetos da Themis demonstram como a educação é um projeto continuado, para toda a vida.”

Fabiane Lara dos Santos, presidente da Associação Estadual de Promotoras Legais Populares
“Que trajetória, mulheres! Promotoras Legais Populares, vocês são a primeira turma neste formato estadual. Tivemos um aprendizado único com vocês e uma capacidade de troca ampla de conhecimento possibilitando a interseccionalidade. Das nossas origens, das nossas lutas diárias, da sobrevivência nossa de cada dia. Enfrentando muitas vezes o problema da conectividade, do mau tempo, o clima, por vezes o cansaço de uma vida tão corrida, mas sem abrir mão de estar aqui na aula, questionando, lendo, surpreendendo.”

Angela Prestes, oradora de Caxias do Sul
“Estamos celebrando a conquista de um grupo de mulheres que transforma desafios em oportunidades e obstáculos em degraus para o sucesso. Juntas, comemoramos essa vitória e crescemos na direção das mulheres resilientes que estamos nos tornando.”

Tania Mara Duda, Passo Fundo
A partir de agora, saberemos por onde andar e cuidar e conduzir companheiras, irmãs, filhas e desconhecidas que precisem de apoio. Aprendemos que cada uma de nós é um coletivo inteiro e não precisamos baixar o tom de voz, pedir licença para existir e nem aceitar que nos maltratem.”

Luciana Custódio, Pelotas
Viemos para o curso com expectativa, ansiedade e dúvidas, mas também com as nossas histórias, nossas construções, de outras mulheres, e a necessidade de tentar resolver o problema que assola não apenas a nossa região, mas o Brasil. Chegamos aqui com a tarefa de defender e nos inserir na rede, de que forma iremos contribuir efetivamente para as mulheres das nossas comunidades. Não há vitória se não levarmos o que aprendemos neste grande curso para a nossa vida, nossa cidade, nossas instituições.”

Daniel Caye, servidor público e facilitador do curso de PLPs
“É importante ver mulheres de diferentes cidades do Rio Grande do Sul concluindo esse curso que realmente vai transformar a vida de vocês e das pessoas que estão ao redor, passando informações e empoderando outras mulheres. Ter informações sobre direitos é essencial e muda vidas.”

Crédito das fotos: Janaína Kalsing


Veja outras notícias

.