Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis e Fenatrad apresentam nova versão do premiado app Laudelina

Reconhecido mundialmente pelo formato inovador, o App Laudelina – Versão WEB entrou em fase de pré-teste e será apresentado para colaboradores, comunicadores, especialistas da área e interessados na quinta-feira (29), às 17h. Para participar, é preciso se inscrever em bit.ly/laudelinateste.

Desenvolvido pelo Be220 e realizado pela Themis em parceria com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), o app voltado às trabalhadoras domésticas agora também contará com espaço para vídeos, podcasts, redes de contatos e órgãos de proteção que podem ser acessados sempre que necessário. É a chamada tecnologia PWA, na qual as usuárias conseguem acessá-lo desde o navegador do celular. “Estamos falando de agilidade e praticidade. Com esse sistema, as usuárias não precisam fazer downloads, atualizações, aceitar termos de uso ou enfrentar burocracias e permissões. Também não é necessário ter uma conexão de alta velocidade, já que o sistema suporta oscilações na rede, comuns de acontecer”, explica Jéssica Miranda Pinheiro, coordenadora da Área de Trabalho Doméstico Remunerado da Themis. 

Até então, a ferramenta oferecia um guia com perguntas e respostas sobre direitos trabalhistas e uma ferramenta para o cálculo de salário, férias e rescisões de contrato. Também era possível acessar a lista de todos os sindicatos da categoria no país e realizar denúncias, assim como a criação de grupos de contatos de trabalhadoras domésticas de uma mesma região, o que possibilitava a troca de informações e a criação e o fortalecimento de uma rede de apoio. Essas funcionalidades serão mantidas e aprimoradas.

Em novembro de 2020, o APP Laudelina foi vencedor do prêmio Equals in Tech Awards, na “Categoria Acesso – Melhorando o acesso, a conectividade e a segurança de mulheres e meninas à tecnologia digital” (na tradução livre). O prêmio foi oferecido por uma coalizão formada por instituições como ONU Mulheres, ITU (a agência de telecomunicações da ONU), GSMA (que representa operadoras e companhias de telefonia móvel ao redor do mundo), Universidade das Nações Unidas e Centro de Comércio Internacional (ITC – International Trade Center).

“Este é mais um esforço da Themis e da Fenatrad para seguir ampliando o acesso das mulheres à justiça, por meio da tecnologia”, pontua Márcia Soares, diretora executiva da Themis.


Veja outras notícias

.