Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis e Criola lançam campanha para evidenciar a luta das defensoras de direitos humanos

Para marcar o Dia Internacional das Mulheres Defensoras de Direitos Humanos (29/11) e os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, a Themis e Criola lançam a campanha “Elas lutam por nós. Nós lutamos por elas”.

A iniciativa é parte do esforço de ambas organizações para evidenciar a importância da luta das defensoras de direitos humanos, buscando dar voz à multiplicidade de experiências vividas pelas ativistas, os principais desafios na luta coletiva por direitos e as estratégias possíveis e necessárias para o enfrentamento do conjunto de riscos e situações vividas por mulheres que lutam e defendem direitos humanos. Para isso, a campanha conta com materiais diversos como e-book ilustrado, vídeo-documentário e cards para redes sociais.

A campanha segue até o dia 8 de dezembro, quando completará 1 ano sem Jane Beatriz da Silva Nunes, Promotora Legal Popular formada pela Themis, incansável Defensora dos direitos das mulheres de sua comunidade, morta durante abordagem policial em sua casa na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre.

“Ao longo de toda a pandemia de Covid-19, percebemos que os riscos para as defensoras de direitos humanos aumentaram no mesmo ritmo dos ataques aos direitos das mulheres negras e à democracia no Brasil. É fundamental sensibilizar a sociedade sobre a relevância da atuação dessas mulheres e lembrar que racismo e violência são incompatíveis com democracia”, ressalta Lúcia Xavier, coordenadora geral de Criola.

A campanha “Elas lutam por nós. Nós lutamos por elas” foi produzida com apoio pro bono da Agência Escala.

Sobre o e-Book

O e-book “Cuidado e Segurança de Ativistas e Organizações Defensoras de Direitos Humanos” narra a história de seis defensoras de direitos humanos, criadas com base em fragmentos de relatos de ativistas que participaram do projeto de Themis e Criola desenvolvido entre 2018 e 2019. As histórias costuram a escrita de alguns pontos sobre proteção, cuidado e segurança de Defensoras de Direitos Humanos. O e-book conta ainda com um pequeno guia de apoio com informações sobre recursos governamentais, não governamentais e organismos internacionais que podem ser acessados pelas Defensoras.

Sobre Criola

Criola é uma organização da sociedade civil com 29 anos de trajetória na defesa e promoção dos direitos das mulheres negras e na construção de uma sociedade onde os valores de justiça, equidade e solidariedade são fundamentais. Nesse percurso, Criola reafirma que a ação transformadora das mulheres negras cis e trans é essencial para o Bem Viver de toda a sociedade brasileira.

Sobre Themis

A Themis é uma organização feminista, antirracista, fundada em 1993. Sua atuação está focada na ampliação do acesso à justiça para mulheres e meninas. Através do seu programa de empoderamento legal, forma mulheres lideranças comunitárias para atuação em seus territórios no acompanhamento de casos de violência contra as mulheres. A metodologia de formação de Promotoras Legais Populares está presente em mais de 11 estados brasileiros e é uma ferramenta de apoio comunitário.


Veja outras notícias

.