Themis apoia evento científico sobre trabalho doméstico em Porto Alegre
Entre os dias 25 e 26 de julho, em Porto alegre, ocorre o evento cientifico organizado pela Rede de Pesquisa sobre Trabalho Doméstico (Rithal), sobre trabalho doméstico na América Latina. O objetivo do encontro é debater os principais desafios deste importante tema social. O evento ocorrerá no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da UFRGS. Entre os apoiadores estão: Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, Care Internacional, a Rede Rithal, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFSM e Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFRGS.
O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/NYpBx1CFDpi6R3XN8. O encontro deverá reunir sindicalistas do trabalho doméstico, entidades da sociedade civil e organizações internacionais.
A coordenadora nacional do Programa Mulheres, Dignidade e Trabalho, Marcia Soares, destaca a importância de se debater esse tema. “Este encontro da Rithal é um momento importante de diálogo entre pesquisadores da área de trabalho doméstico e as trabalhadoras, que são sujeitos de sua investigação. Atualmente as Trabalhadoras domésticas são uma das maiores, senão a maior, categoria de trabalhadores do País. Reúne mais de 6 milhões profissionais, em sua imensa maioria mulheres e negras. O Brasil ratificou em 2018 a convenção 189 da OIT, o que foi um grande avanço, mas o cenário de retrocessos que estamos vivenciando nos sinaliza a possibilidade a ameaça à garantia dos direitos já conquistados. Então é um momento fundamental de escuta e fortalecimento das demandas das Trabalhadoras Domésticas“, explica.
Projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho
O projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho é uma iniciativa da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, em parceria com organizações de trabalhadoras domésticas do Equador, Brasil e Colômbia, com a Associação Francesa de Desenvolvimento (AFD) e com a CARE International, que contempla iniciativas de capacitação técnica e em direitos humanos para as trabalhadoras da categoria.
Dentre os objetivos do projeto está a criação de uma Escola de Formação de Habilidades para a Vida e o Cuidado que ofereça às trabalhadoras domésticas a possibilidade de qualificar seu trabalho. Esta escola considerará temas como: alfabetização em serviços, opção que permite às mulheres, além de qualificar seu trabalho, melhorar suas habilidades de leitura e escrita; cozinha saudável; cuidado especializado de crianças e pessoas idosas e outras áreas técnicas.
Para saber mais sobre o projeto acesse: https://themis.org.br/