Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

JMCs visitam barracões do Porto Seco

Dias antes da festa mais popular do país, as Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) participaram do Workshop de Carnaval. Durante a atividade no Porto Seco (sambódromo), na zona norte da Capital, local onde as escolas de samba produzem fantasias e carros alegóricos dos desfiles, as jovens puderam conhecer os barracões e o trabalho realizado por lá.

O Carnaval é uma festa que faz parte da vida das JMCs desde muito cedo. Tanto que motivou uma importante campanha, o Respeita as Gurias na Folia – Juntes por um Carnaval sem Assédio, que se encerrou no começo de março. A ação conectou prazer com respeito e cuidado em saúde, apresentando recomendações básicas para que nenhuma jovem foliã enfrentasse situações de violência na festa mais característica do nosso país. Também conscientizou e sensibilizou jovens homens para que não cometessem assédio durante a folia. 

As jovens ativistas aproveitaram a visita para também para distribuir leques e pendurar cartazes da campanha nos barracões, visando alertar para a ação na Capital.

“Sempre é tempo de conscientizar as mulheres sobre o que caracteriza assédio no Carnaval, período marcado por variados tipos de violência contra elas, bem como sensibilizar jovens homens sobre o tema”, afirma a coordenadora pedagógica do curso de JMCs, Ceniriani Vargas da Silva, a Ni.

O Programa das Jovens Multiplicadoras de Cidadania é apoiado pelo UNFPA e pelo Fundo Canadá.

Veja fotos da visita

 

 


Veja outras notícias

.