Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

JMC’s participam da saída do Bloco da Laje

Neste domingo (29), as Jovens Multiplicadoras de Cidadania participarão da saída do Bloco da Laje, grupo independente que traz nas suas músicas importantes mensagens de respeito à diversidade. O evento será pela manhã, em local a ser anunciado pela organização.

A ação é de pré-lançamento da campanha “Respeita as gurias na folia – Juntes por um Carnaval sem assédio”, promovida pela Themis. Durante o evento, as JMC’s distribuirão materiais informativos sobre prevenção ao assédio sexual e a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), mote da campanha. Também haverá distribuição de preservativos. Ao lado delas, estarão as Promotoras Legais Populares (PLPs), que farão o papel de acolhimento e orientação em eventual situação de assédio, com apoio da Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul. A Brigada Militar também estará acompanhando o evento.

A campanha tem foco no público jovem e será lançada em 31 de janeiro, às 14h30min, no Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro. Além das jovens, participarão do evento a comunidade carnavalesca de blocos e escolas de samba da Capital, influenciadores, sócios da organização e apoiadores do Fundo da Embaixada do Canadá.

Estão previstas ações presenciais em ensaios de escola de samba e blocos de Carnaval, distribuição de leques com informações de prevenção ao assédio, um conjunto de postagens nas redes sociais das JMC’s e filtros para o Instagram.

O lançamento da campanha ocorre no ano em que a Themis comemora três décadas de atuação. Os 30 anos serão celebrados em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Desde 2003, a organização já formou seis turmas de JMC’s. O curso qualifica jovens mulheres das periferias para exercer seu protagonismo na defesa de seus direitos, além de ampliar sua capacidade de diálogo com seus pares na luta pelo fim das violências contra à mulher e garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, em especial da agenda do Cairo (CIPD, 1994).

O Programa das Jovens Multiplicadoras de Cidadania é apoiado pelo Fundo de População das Nações Unidas e Fundo Canadá.


Veja outras notícias

.