Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

JMCs terão representação no Comitê de Participação de Adolescentes do CEDICA

Alannis Pyetro da Silva, 16 anos, será representante das Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) no Comitê de Participação de Adolescentes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA/RS).

A moradora da Lomba do Pinheiro formou-se neste ano no curso de JMCs e foi indicada pela Themis, promotora do projeto, para participar do Comitê. A primeira atividade de Allanis foi no dia 9 de novembro, quando participou do Seminário Estadual “O Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária”, promovido pela Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS), por meio da Coordenadoria da Criança e do Adolescente.

“Me sinto muito honrada com o convite. Entendo como uma responsabilidade muito grande, pretendo dar o meu melhor. Quero poder ressaltar nossos direitos, que muitas vezes não são assegurados para todos, caso do direito à escola pública e gratuita. Quero contribuir com a criação de políticas públicas, ajudar na tomada de decisões”, diz a estudante do 1º ano do Ensino Médio. 

De acordo com a coordenadora pedagógica do curso de JMCs, Ceniriani Vargas da Silva, a Ni, o Comitê de Participação de Adolescentes do CEDICA é um espaço fundamental para dar voz às adolescentes. “A sociedade está se transformando, muito rapidamente, e é necessário compreender as necessidades desses e dessas jovens, a partir da sua própria perspectiva para enfrentar os desafios no que diz respeito a políticas públicas”, pontua.

O Programa das Jovens Multiplicadoras de Cidadania é apoiado pelo UNFPA e pelo Fundo Canadá.


Veja outras notícias

.