Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

JMC’s participam da 6ª Conferência Municipal da Juventude

Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) formadas pela Themis participaram da 6ª Conferência Municipal da Juventude, em Porto Alegre. O evento, que tinha como tema “Reconstruir no presente, construir o futuro”, reuniu uma série de demandas para a implementação das políticas voltadas para jovens no âmbito municipal. As jovens ela

Divididos em grupos de trabalho, os cerca de 180 participantes discutiram temas como direito à diversidade e igualdade, trabalho e renda e sustentabilidade e ambiente. A JMC Hellen Fonseca participou de uma série de discussões. Em parceria com jovens da Lomba do Pinheiro, conseguiram aprovar demandas voltadas à segurança da juventude no transporte público da Capital. Mas a estudante de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) critica a pouca divulgação do evento: “Foi muito impactante ver o quão precarizada foi a divulgação de um evento tão importante para a juventude do nosso município, no qual os jovens deveriam ter o protagonismo, principalmente, a juventude da periferia de Porto Alegre, que já é constantemente invisibilizada.”

Luiza Soares, 20 anos, JMC em formação – em 2023, o curso de formação de JMCs está em sua 7° edição – e integrante do movimento Slam Levante, participou do GT que tratou do direito à sustentabilidade, ao meio ambiente, ao território e à mobilidade. “Fui preparada para abordar questões de transporte na Lomba do Pinheiro, apresentei algumas evidências de paradas insalubres e de ônibus com defeitos graves. Separei, por exemplo, um vídeo da linha Bonsucesso andando com a porta aberta,  algo que, além de oferecer risco, impossibilita os deficientes de acessarem, pois a rampa não desce. Meu objetivo foi era levar essas situações e dissertar como isso fere nossa dignidade em diversos sentidos e priva nosso direito de ir e vir, abordar como o transporte precário prejudica diversos aspectos do morador de periferia, incluindo a educação, o trabalho e o direito à justiça. Nesse sentido, consegui concluir meu objetivo, discutindo com os outros participantes do GT e levando propostas de iluminação nas paradas e pavimentação das ruas onde as mesmas estão inseridas”, conta a estudante.

Além disso, conta, foi debatida a falta do passe livre durante a eleição para o Conselho Tutelar, em 1º de outubro, bem como estratégias para a volta do meio passe e a isenção de passagem para jovens de baixa renda. Na seara ambiental e do direito ao território, Luiza explica que foram apresentadas propostas para promover um espaço de paz dentro dos bairros periféricos: “São ideias para que os jovens possam ter acesso ao lazer com segurança, sem precisar se locomover a grandes distâncias, e também promover ferramentas de preservação do aspecto ambiental dos territórios periféricos”. 

Hellen foi eleita delegada, e Luiza, suplente. Assim, agora, com as demandas compreendidas como prioritárias pelos jovens, as JMCs irão representar Porto Alegre nas discussões e votações para deliberação das políticas públicas voltadas para o setor, que ocorrem tanto em âmbito estadual quanto nacional.


Veja outras notícias

.