Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

III Marcha das Mulheres Indígenas: confira a participação da Themis na manifestação

Roda de conversa promovida pela Themis na marcha (Foto: Viviane Belini)

A Themis participa, em Brasília, da III Marcha das Mulheres Indígenas, que reúne  representantes de territórios de todo o Brasil para fortalecer sua atuação, reconectar a potência das vozes da ancestralidade e propor novos diálogos de incidência na política indígena do Brasil. A organização é representada em Brasília por Viviane Belini e por Cássia Priscila Ribeiro, ambas da etnia kaingang, e pela coordenadora da Área de Violência, Rafaela Caporal.

Em 2023, o tema da mobilização é “Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade Pelas Raízes Ancestrais”. A organização é da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga). Após o retrocesso dos últimos anos, a marcha é marcada pela expectativa de levar as demandas das mulheres indígenas para o Ministério dos Povos Indígenas do Brasil.

 

Viviane destaca a importância das delegações das mulheres indígenas do Sul poderem estabelecer trocas com parentas de outras regiões do país. Um desses momentos ocorreu nesta terça-feira (12): as mulheres do Rio Negro, primeiras mulheres indígenas a realizar a formação de Promotoras Legais Populares (PLPs), fizeram um relato para as parentas do Rio Grande do Sul sobre como ocorreu essa articulação e a formação em São Gabriel da Cachoeira, em 2021.

“Esse é o evento em que as mulheres indígenas têm voz para falar das suas demandas. Poder trazer novas mulheres indígenas do Rio Grande do Sul para cá permite que elas conheçam outras perspectivas de vida em outros territórios e outras culturas. Aqui, podemos perceber a diversidade de povos indígenas. Também faz com que as mulheres indígenas conheçam seus direitos e saibam como lidar com suas demandas, podendo levá-las para a frente em seus territórios”, afirma Viviane.

A participação da Themis na Marcha das Mulheres Indígenas ocorre no âmbito do programa de empoderamento legal  e faz parte da construção de um processo de aproximação e escuta sobre as pautas das mulheres indígenas para compreender as violações de direitos sofridas por elas.

(Crédito das fotos: Viviane Belini/Themis)

 

 


Veja outras notícias

.