Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Curso de alfabetização digital para trabalhadoras domésticas tem início em cinco capitais brasileiras

Cerca de 180 trabalhadoras domésticas de cinco capitais do Brasil participam do Programa Mulheres Tech, uma iniciativa inovadora que viabiliza a alfabetização e o letramento digital da categoria. Promovida em uma ação coletiva entre Themis, Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e Ecossistema Ânima, a formação promove alfabetização e letramento digital da categoria. 

Durante as aulas, as alunas são introduzidas ao mundo e ao pensamento digital por meio do manuseio e da utilização de ferramentas tecnológicas básicas de comunicação. Elas são estimuladas a desenvolver competências a partir de mecanismos lúdicos de tecnologia e a trabalhar habilidades como comunicação, desenvolvimento pessoal, trabalho em equipe e resolução de problemas. No total, são 120 horas de formação.

Todas as aulas serão ministradas por estudantes as cinco Instituições de Ensino Superior (IES) que fazem parte do Ecossistema Ânima: UniRitter, IBMR, UNIFACS, USJT e UNIFG, localizadas nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Recife, respectivamente. Além da supervisão por professores e profissionais da Themis, há acompanhamento da Ânima Lab Hub.  

As participantes também têm a oportunidade de vivenciar formações práticas, usando ferramentas tecnológicas do dia a dia e aplicativos, entre outras funcionalidades. A iniciativa é mais do que um programa de treinamento tecnológico: é uma jornada de empoderamento que busca quebrar barreiras e criar oportunidades para as trabalhadoras. 

Desde o lançamento, em 2022, cerca de 100 trabalhadoras já receberam capacitação, apenas em Porto Alegre. “Muitas das integrantes do curso nunca haviam sentado em frente a um computador e demonstraram sequer saber a função de um mouse. Nesse sentido, a formação promove o acesso dessas mulheres ao mundo digital, desenvolvendo a autonomia e ampliando competências para o acesso à informação”, afirma Jéssica Miranda Pinheiro, coordenadora da Área de Trabalho Doméstico Remunerado da Themis.

Para Samara Leal, gestora da Ânima Lab Hub, o programa visa não apenas a transformar a maneira como essas mulheres se relacionam com o mundo digital, mas também a abrir novas portas de oportunidades no mercado de trabalho. “A iniciativa teve início por conta da exclusão digital enfrentada por muitas trabalhadoras. Vamos oferecer suporte para que elas consigam navegar no universo digital com confiança. Com essas competências, elas não ampliam apenas perspectivas de emprego, mas também ganham a capacidade de interagir, participar e influenciar nas esferas digitais”, destaca Samara. 

Mulheres Tech conta com o apoio do projeto “Movimentos e Tecnologia”, uma parceria de Care e Cummins.    

Confira depoimentos de participantes após a primeira aula do curso:

Embora já trabalhe com a tecnologia, no sindicato (dos Trabalhadores Domésticos do Município do Rio de Janeiro) e na vida tudo depende dela. Mas, me inscrevi no curso para entender mais um pouco, porque, por exemplo, tem algumas funções no teclado que não sei usar. Como aluna, me sinto satisfeita com a metodologia usada pelos professores. Senti que minhas colegas ficaram bastante empolgadas já na primeira aula. Acredito que, até o final do curso, as alunas vão sair com um conhecimento bem amplo. Por ser aplicado dentro da universidade, que deveria ser um universo para todos e para todas, faz com que as trabalhadoras entendam que aquele espaço é delas também. Acredito que isso possa despertar a vontade de voltar a estudar.
Maria Izabel Monteiro, do Rio de Janeiro

Participo do curso aos sábados, o que me ajuda a poder participar, já que trabalho em dias da semana. Não tenho computador, e nem sabia como ligar. A primeira aula também me deu um pouco mais de noção das funcionalidades do celular, que eu não conhecia. Já aprendi um pouco mais, porque até o celular é complicado para eu utilizar. Então, essa oportunidade é maravilhosa para mim.
Maria José Faustino da Costa, Rio de Janeiro

Gostei demais do que minha professora me ensinou, ela é maravilhosa! Não conhecia a parte do teclado do computador, como as letras maiúsculas e minúsculas, as pontuações e a posição das teclas. A alimentação oferecida e todos que me atenderam durante o curso também foram ótimas. Espero aprender mais, porque gosto de produzir artesanato, e o celular e computador podem me ajudar. Quem sabe eu aprendo a fazer uma lojinha? Vou me esforçar para aprender tudo o que for passado.
Sílvia Cano, São Paulo 

Conheci a Themis por meio do grupo de babás que participo. Tenho interesse em movimentar a mente, me movimentar de forma geral. Durante a primeira aula da formação, aprendi a usar alguns recursos do WhatsApp que não conhecia, uma delas é enviar mensagem e depois corrigir. Gostei muito disso, dá para corrigir sem apagar. Vira e mexe escrevo alguma coisa errada, na correria, e as pessoas ficam questionando o que você digitou. Também aprendi que dá para você falar, e a mensagem ir por escrito. Super agilizou a vida. Ainda, aprendi sobre as teclas do computador, fazia muito tempo que não me atualizava. Fomos muito bem recebidas no curso, super bem acolhidas por todas. Acredito que esse curso vai nos abrir portas, principalmente para desenvolvimento e independência. Tivemos suporte de transporte, material, apostila, lanche, atenção e dedicação de cada pessoa envolvida. É um curso nota 10!
Viviane da Silva Oliveira Correia, São Paulo

Estou fazendo este curso para ficar informada. Nunca tinha mexido no computador, só no celular. Achei bem interessante, a aula foi ótima. Pessoas com minha idade, na faixa dos 59 anos, precisam de cursos esclarecedores como esse, pois nem sempre temos familiares para nos ajudar. Quero tirar muito proveito dessa formação, ficar muito atualizada. Se não for para o trabalho, que seja para minha vida, no dia a dia. Quando eu estiver sozinha, sem ninguém para ajudar, vou conseguir me virar bem. Amei o curso, tudo de bom!
Silvana Santos Carol, de Recife

No primeiro dia de aula, deu aquele medo, aquele frio na barriga, uma vontade de desistir, porque eu nunca mexi em um computador… Mas, quando cheguei na sala de aula, os professores me acalmaram e foram nota 10! Aprendi que o computador não morde, até no mouse aprendi a mexer. Apesar de nunca ter mexido, aprendi direitinho. Mas quero aprender mais! No mesmo dia, até comecei a escrever uma cartinha. Depois que terminar o curso, até estou pensando em comprar um computador. Não vejo a hora de chegar a próxima aula!
Maria Luísa Luiz Santos Souza, Salvador

O curso é magnífico, porque me dá a chance de entender que, realmente, vale a pena sonhar. Nós, que atuamos na área do trabalho doméstico, às vezes, achamos que a vida de sonho não é para a gente. Quando a gente vê coisas boas acontecendo, a gente vê que vale a pena sonhar, e um dia vai acontecer. Achei maravilhoso o curso acontecer numa faculdade, um lugar que nunca havia entrado. Os professores são pessoas magníficas, têm paciência para ensinar. Sei que vou me aprofundar no aprendizado. Tomara que venham mais cursos, para ajudar esta categoria que tanto precisa. Desejo que a Themis esteja sempre presente.
Edilene Souza Porto, Salvador

 

Veja, a seguir, imagens das primeiras aulas:

 


Veja outras notícias

.