Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Conheça as ações de conscientização realizadas pelas PLPs em Guaíba

Na cidade de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, as Promotoras Legais Populares (PLPs) têm sido uma das principais parceiras da prefeitura nas ações de enfrentamento à violência contra a mulher. Neste sábado (25/9), as PLPs participam da Caminhada Pela Vida: Todos por Todas, divulgando os números de denúncia e convidando as pessoas a se engajarem no combate à violência contra a mulher. A concentração será às 9h, no Ginásio Coelhão. Após percorrer as principais ruas do centro, o destino será Praça Gastão Leão, com ginástica laboral e uma mini aula de autodefesa. Todas as atividades seguirão os protocolos sanitários da Covid-19. 

A atividade é organizada pelo gabinete da vice-prefeita, Claudinha Jardim.
“As PLPs têm um papel muito importante para nós no enfrentamento à violência contra as meninas e mulheres. Elas são lideranças dos territórios capacitadas e com credibilidade nas suas comunidades. Por isso, as mulheres acabam confiando muitas vezes nelas, se abrindo e trazendo esse problema”, explica a vice-prefeita.

A ação se insere dentro das celebrações do Dia Laranja pelo fim da Violência Contra as Mulheres. Em Guaíba, a data é celebrada no dia 25 de cada mês, de acordo com a Lei Municipal 3.854, uma alusão ao  Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres, comemorada em 25 de novembro. 

Entre as atividades realizadas pelas PLPs no município, nos últimos meses, estão:

  •  divulgação do trabalho das promotoras legais populares e da Themis, 
  • distribuição de materiais explicativos com os cinco tipos de violência contra a mulher e o contato de toda rede de apoio que podem ser acessadas para busca de ajuda
  • rodas de conversas com a comunidade 
  • ações de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde,  no Hospital Municipal de Guaíba e também no Centro de Saúde da Mulher

Na próxima segunda-feira (27/9), a visita será à UBS do bairro Colina. Segundo a PLP Marina Paz Toledo, um dos principais incentivos para o protagonismo das PLPs no município veio do gabinete de gestão, liderado por Deisi Reinaldo Maranata, que chamou as ativistas para o diálogo e disponibilizou uma sala de reuniões para ser usada pelas PLPs. Para Marina, a responsabilidade das PLPs é “agitar a rede, fazer com que a rede funcione”. 

Todas as ações das PLPs em Guaíba podem ser acompanhadas na página do Facebook.


Veja outras notícias

.