Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Prazo prorrogado: Themis abre processo seletivo para consultoria especializada em estudo de mercado

Os interessados poderão se inscrever até dia 26 de janeiro.

A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), abre processo seletivo para consultoria de estudo de mercado, que tem como objetivo conhecer a estrutura e dinâmica do mercado de serviços domésticos para mapear as formas de acesso e as formas de contratos de trabalhadoras domésticas, babás, diaristas, cuidadoras de idosos praticados pelas agências de emprego privadas. Essa consultoria é uma das etapas do projeto “Mulheres, Dignidade e Trabalho”, cofinanciado pela Agência Francesa de Desenvolvimento e implantado pela Themis e FENATRAD no Brasil, Bien Humano na Colômbia e CARE no Equador.(clique aqui para saber mais sobre o projeto).

Contextualização: As mulheres do Brasil, Colômbia e Equador enfrentam situações evidentes de desigualdade, exclusão e opressão, agravadas pelas condições econômicas, sociais e políticas. Persiste no continente uma cultura machista e patriarcal onde as mulheres, apesar dos avanços nos marcos legais, ainda não desfrutam do pleno exercício de seus direitos. Na América Latina, existem 19 milhões de trabalhadores que realizam suas atividades remuneradas em residências – representam cerca de 7% da ocupação urbana regional (OIT, 2012). Segundo a OIT 37% do trabalho doméstico do mundo é encontrado na América Latina e é um fenômeno eminentemente feminino e urbano: as mulheres são cerca de 95% de sua força laboral doméstica. E não é só uma ocupação basicamente feminina, mas também, do ponto de vista quantitativo, é a mais importante para as mulheres da região: 15,3% trabalham como trabalhadoras domésticas remuneradas.

Para o desenvolvimento da consultoria, serão consideradas as abordagens de gênero, direitos humanos, trabalho digno e direitos econômicos e sociais. O estudo de mercado será realizado através de uma metodologia qualitativa-quantitativa, seguindo procedimentos necessários para garantir a confiabilidade e validade das informações, conforme o Termo de Referência.

REQUISITOS

– Em pesquisas e estudos – Estudos de pós-graduação em Economia, Ciências Humanas, Ciências Políticas, Sociologia e afins

 – Experiência de laboral – Experiência comprovada mínima de três (3) anos em pesquisas quantitativas e qualitativas.

 – Experiência específica na área:

 Conhecimento na aplicação de metodologias quantitativas e qualitativas de pesquisa

  • Domínio na análise de dados estatísticos-descritivos
  • Domínio na análise de dados qualitativos com abordagem de gênero.
  • Domínio de metodologias para consulta de banco oficiais de dados.
  • A experiência em pesquisa e/ou trabalho com organizações de mulheres, especialmente com Trabalhadoras Domésticas Remuneradas será considerada para pontuação

 A consultoria será realizada durante um período de três meses, de janeiro a abril de 2020. O estudo de mercado será realizado a nível interlocal, os questionários e entrevistas semiestruturadas serão realizadas na região Metropolitana do Rio de Janeiro.

 

 ATIVIDADES

Elaborar o marco conceitual e metodológico do estudo: etapas e atividades, definição de objetivos, alcance, justificativa e instrumentos (questionários e entrevistas semiestruturadas).

  1. Definir matriz de dados secundários e verificação das fontes de pesquisa (Base de dados).
  2. Validação das informações da pesquisa com as organizações sindicais das mulheres TD.
  3. Participar em reuniões periódicas com a equipe técnica para socialização de aportes e revisão de resultados
  4. Elaborar informes periódicos de avanços.
  5. Elaborar informe final.

 A empresa interessada entregará a proposta via e-mail para o seguinte endereço eletrônico: themis@themis.org.braté 26 de janeiro de 2020, incluindo os seguintes documentos:

  1. a)Cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da Instituição Proponente:
  2. b)Currículo dos responsáveis pela execução da proposta;
  3. c)Proposta de trabalho incluindo a proposta orçamentária com valores unitários de cada produto, conforme modelo da tabela apresentada no item 6 do presente Termo de Referência;

Nota: Somente os/as candidatos/as pré-selecionados serão contatados/as.

Acesse o edital no link: TDR_ Projeto AFD_Estudo de Mercado_ Brasil


Veja outras notícias

.