Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Seis meses sem Jane: PLP é incluída em lista de defensoras de direitos humanos assassinadas ao redor do mundo em 2020

A Promotora Legal Popular (PLP) Jane Beatriz da Silva Nunes, morta na porta de sua casa durante ação ilegal da Brigada Militar na Grande Cruzeiro, em Porto Alegre, foi incluída na lista da organização Front Line com ativistas de direitos humanos assassinadas ao redor do mundo em 2020. A Front Line é uma reconhecida fundação internacional para a proteção de defensores dos Direitos Humanos fundada na Irlanda.

A inclusão de Jane na lista de mulheres defensoras de direitos humanos assassinadas é um importante passo no movimento #JustiçaporJane. Nesta terça-feira em que completamos seis meses sem Jane, reafirmamos que seu nome e história de vida não serão esquecidos.

Mulher negra, mãe, avó, bisavó, servidora pública municipal, PLP formada pela Themis, ativista reconhecida por sua comunidade e moradora da Grande Cruzeiro, Jane era mulher consciente de seu direito à dignidade e à privacidade e não cedeu à truculência policial ao ter sua casa invadida sem mandato policial em oito de dezembro de 2020.

É imprescindível e urgente que as circunstâncias da morte de Jane sejam rigorosamente apuradas pelas autoridades competentes. Por sua memória, exigimos justiça e reparação.

Acesse a página de Jane na Front Line: bit.ly/janefrontline


Veja outras notícias

.