ONG feminista há 20 anos na defesa dos direitos das mulheres

Campanha 21 dias de ativismo: Programação THEMIS

Desde 1991, a ONU convoca o mundo inteiro para discutir questões relacionadas à violência contra as mulheres por meio de uma campanha anual global.  É a campanha 16 dias de ativismo, que tem início todo dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e término no dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.

No Brasil, entretanto, os 16 dias se ampliaram para 21 dias de ativismo: para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades começam antes, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Fonte: Geledes Instituto da Mulher Negra

 

 

Confira a programação da  THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos durante os 21 dias de ativismo:

13/11/2018 – II Curso de Formação de Promotoras Legais Populares 2018

Formatura do II curso de formação de Promotoras Legais Populares promovido pela THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos em 2018. O evento iniciará às 19h no  Auditório Santiago Dantas R. Santos Dumont, 888 – Niterói, Canoas – RS e formará mais uma turma de Promotoras Legais Populares em Canoas. As Promotoras Legais Populares (PLPs) são lideranças comunitárias femininas capacitadas em noções básicas de Direito, direitos humanos das mulheres, organização do Estado e do Poder Judiciário, dentre outras temáticas pertinentes conforme o contexto do bairro ou região na qual estão inseridas.

19/11/2018 – Mutirão de Atendimento da Defensoria Pública do Estado com a participação das Promotoras Legais Populares

O evento ocorrerá na escola Nossa Senhora do Carmo (Rua 7146, no 95, bairro Restinga – Porto Alegre/RS). O atendimento será dia 19 de novembro a partir das 13h30min e encerrará às 17h. Terá como objetivo orientar a população sobre: guarda, pedido de alimentos, falta de medicamentos, violência doméstica, creche e moradia.

22/11/2018 – A voz das PLPs: Avaliação e desafios para o futuro

Reunião entre a Themis e as PLPs para apresentação do projeto do Ministério Público do Trabalho da 4a Região (MPT 4a) de apoio e fortalecimento aos Serviços de informação à Mulher, na Assembleia Legislativa das 18 horas às 20 horas, com a presença de representação do Ministério Público do Trabalho MPT.

23/11/2018 – Mutirão de Atendimento da Defensoria Pública do Estado com a participação das Promotoras Legais Populares

O evento ocorrerá na Av. Baltazar de Oliveira Garcia, no 2132, Zona Norte – Porto Alegre/ RS). A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) realizará mutirão de atendimento com a participação das Promotoras Legais Populares (PLPs). O atendimento será dia 23 de novembro a partir das 13h30min e encerrará às 17h. O objetivo do encontro é orientar a população sobre: guarda, pedido de alimentos, falta de medicamentos, violência doméstica, creche e moradia.

23/11/2018 – Roda de conversa: Formas de enfrentar o feminicídio negro

Themis Promoverá uma roda de conversa em parceria com Associação Cantinho Da Vó Georgina Av. Arnaldo Bohrer – Teresópolis, Porto Alegre, sobre feminicídio negro com a comunidade atendida nesta Associação. Dia 23 de novembro de 2018 das 14h30min às 16h30min.

26/11/2018 – Conferência: “Justiça Interseccional” com Kimberlé Crenshaw

A Themis promove a Conferência “Justiça Interseccional” com Kimberlé Crenshaw. Professora de Direito na Faculdade de Direito de Columbia e na Universidade da Califórnia, defensora dos direitos civis e uma das principais estudiosas da teoria crítica da raça, Crenshaw é parceira da Themis desde a nossa fundação.

A atividade será realizada no Auditório da Justiça Federal (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600), em Porto Alegre. A conferência também será transmitida ao vivo pela internet na página da Themis no Facebook (https://www.facebook.com/themis.org.br/).

De 27/11/2018 a 29/11/2018 – VI Simp. Int. Desigualdades, Direitos e Políticas públicas: Gênero, Interseccionalidades e Justiça

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro ocorrerá a sexta edição do Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos. O evento é bianual e possui uma temática central; no entanto, a cada edição o evento dá ênfase para uma dimensão diferente. Em 2018, em evidência estarão Gênero, Interseccionalidade e Justiça.

04/12/2018 – Roda de conversa: Formas de enfrentar o feminicídio negro

As PLPs do bairro Cruzeiro e a ONG Themis Promovem uma roda de conversa na Associação de Mulheres Solidárias da Grande Cruzeiro (ASMUSOL) Acesso C, 165, Porto Alegre – RS, sobre feminicídio negro com o grupo de 30 mulheres. O encontre ocorrerá dia 4 de Dezembro de 2018 das 18h às 20h.

07/12/2018 – Mutirão de Atendimento da Defensoria Pública do Estado com a participação das Promotoras Legais Populares

Mutirão de Atendimento da Defensoria Pública do Estado com a participação das Promotoras Legais Populares (PLPs) – SIM Cruzeiro

Associação Comunitária Grande Cruzeiro (R. Nossa Senhora do Brasil, no 118, bairro Santa Tereza – Porto Alegre/ RS) A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) realizará mutirão de atendimento com a participação das Promotoras Legais Populares (PLPs). O atendimento será dia 07 de Dezembro 2018 a partir das 13h30min e encerrará às 17h.

 


Veja outras notícias

.