Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis participa de performance no Parque da Redenção no Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher

Promotoras Legais Populares, Jovens Multiplicadoras de Cidadania e a equipe da Themis participaram, no último sábado, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher, do ato “Onde Estão Elas?”, no Parque da Redenção, em Porto Alegre, distribuindo materiais explicativos sobre a violência de gênero e como buscar ajuda.

A performance, promovida pelo Levante Feminista Contra o Feminicídio e pelo Fórum Estadual das Mulheres, com apoio da Themis e de outras organizações, dispôs cerca de 120 calçados femininos em frente aos Arcos da Redenção com o objetivo de lembrar e homenagear a vida de mulheres vítimas da violência de gênero. A intervenção sonora foi realizada pelo grupo O feminino e o Tambor. Após a performance, os calçados foram doados ao Varal Solidário do Morro da Cruz.

“Não se trata de sapatos velhos, se trata de sapatos vazios que um dia foram calçados por mulheres valentes que trilharam, fizeram sua história, amara, trabalharam, tiveram seus filhos e, um dia, tiveram sua vida retirada pela mão de alguém que achou que era dono da sua vida. Nos juntamos à campanha nacional do Levante Feminista contra o Feminicídio, o Lesbocídio e o Transfeminicídio para homenagear e celebrar o fato de estas mulheres terem passado por nós e fazer com que nossos corações possam se conectar com esses corações partidos. Queremos lembrar que todas as mulheres têm o direito de viver. Estamos unidas para continuar nesta batalha pela vida das mulheres”, afirmou a jornalista Télia Negrão, Coordenadora nacional do Levante Feminista contra o Feminicídio, Lesbocidio e Transfeminicidio.


A Lupa Feminista, que monitora os casos de feminicídio,  registrou 87 feminicídios até o dia 21 de novembro no Rio Grande do Sul. Já de acordo com o Observatório Estadual de Segurança Pública, da Secretaria de Segurança Pública do RS, foram registrados 74 feminicídios e 202 tentativas de feminicídio entre outubro e janeiro deste ano. A soma de feminicídios, tentativas de feminicídios, ameaças, estupros e lesões corporais somam 45.616 casos, segundo o Observatório.

Uma das medidas apontadas pelo movimento feminista para enfrentar a situação é a reativação da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e da Rede Lilás. A equipe da Themis, PLPs e JMCs também  participaram junto com outras organizações de mulheres, na sexta-feira, do ato “Onde estão as políticas públicas?”, na Praça da Matriz, para reivindicar a volta da SPM e da Rede Lilás.

Acompanhe o site e as redes da Themis para ficar por dentro das ações em Porto Alegre e na Região Metropolitana para marcar os 21 Dias de Ativismo Contra a Violência Contra as Mulheres, campanha que se estende até o próximo 10 de Dezembro.


Veja outras notícias

.