Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis cria fundo para dar continuidade a ações de defesa de direitos durante a pandemia

Em tempos de Covid-19, o risco de infecção pelo vírus não é o único perigo enfrentado pelas mulheres. O isolamento social faz com que muitas permaneçam mais tempo em casa, com companheiros que são ou se tornaram agressores, aumentando a violência doméstica. No Brasil, o Disque Denúncia do governo federal recebeu 35% mais ocorrências em abril deste ano. No mesmo período, o Rio Grande do Sul teve aumento de 66% no número de feminicídios, em comparação aos dados de 2019.

Além disso, a pandemia dificultou o acesso de categorias apoiadas pela Themis, como as trabalhadoras domésticas, a direitos básicos. Um terço delas não têm carteira assinada, e muitas foram dispensadas sem qualquer remuneração durante a crise. A situação de vulnerabilidade atinge ainda diversas Promotoras Legais Populares (PLPs), lideranças comunitárias que atuam no acompanhamento de mulheres em situação de violência e na promoção e garantia dos direitos humanos das mulheres.

Para dar sustentabilidade às ações de #defesadedireitos durante a pandemia, criamos o Fundo SIM (Serviço de Informação à Mulher). Pensado inicialmente para atenção aos serviços nas comunidades, neste momento se destinará a apoiar trabalhadoras domésticas e PLPs para o enfrentamento da crise com dignidade e segurança, além de atender as mulheres acompanhadas pela Instituição. O Fundo SIM também auxiliará na estruturação do trabalho das PLPs, para que elas tenham meios de seguir com seu ativismo e de construir ações mais amplas de apoio às mulheres, especialmente as que estão em situação de violência.

Ter um fundo de arrecadação de recursos neste momento é muito importante para podermos dar continuidade às ações emergenciais que estamos desenvolvendo desde o início da pandemia no Brasil. Saiba mais sobre as ações já realizadas pela campanha #defesadedireitos.

Contribua com o Fundo SIM! Qualquer apoio é bem-vindo.

Você pode depositar ou transferir valores para:

Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos
CNPJ: 97002406/0001-45
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1889-9
Conta Corrente: 223864-0

Vamos juntas!

#defesadedireitos


Veja outras notícias

.