Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis apoia a implementação do protocolo “Não é Não” na Capital

A Themis é uma das organizações apoiadoras do protocolo “Não é Não”, que busca garantir a proteção e o atendimento de mulheres vítimas de violência e assédio sexual. O projeto de lei, aprovado na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre na segunda-feira (5), deve ser implementado em bares, restaurantes, casas noturnas e empresas promotoras de eventos esportivos e festivos, como bailes, espetáculos e shows.

O projeto é de autoria dos vereadores Abgail Pereira (PCdoB), Cláudia Araújo (PSD), Pedro Ruas (Psol) e Giovani Culau (PCdoB). A adesão dos estabelecimentos será voluntária. Se sancionado pelo prefeito Sebastião Melo, haverá o desenvolvimento do selo Mulheres Seguras, que ficará a cargo do município, sendo emitido conforme a solicitação dos locais. Com a medida, são estabelecidas premissas que deverão ser seguidas pelos estabelecimentos no atendimento às mulheres, como dispor de um funcionário treinado para fazer o acolhimento à vítima. O treinamento será realizado pela escola do Legislativo na Câmara Municipal, com o apoio da Themis e Polícia Civil. 

De acordo com Ceniriani Vargas, coordenadora do Programa de Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) da Themis, o convite para a organização participar da construção do protocolo, que teve como referência o caso de assédio que envolveu o jogador Daniel Alves, em Barcelona (ESP), se deu em razão do histórico de 30 anos na luta pelos direitos humanos das mulheres.

“Como a Themis já tem experiência neste tipo de treinamento em bares de Porto Alegre, estamos à disposição para ajudar na implementação da iniciativa”, pontua. 

Para Abgail Pereira (@biga_pereira), o protocolo ajudará a criar um ambiente mais seguro para as mulheres, e a parceria com a Themis fortalecerá a ação:

“Porto Alegre pode ser uma capital exemplo de políticas públicas avançadas na proteção às mulheres. Poder contar com aliados, como é o caso da Themis, com toda sua credibilidade já consolidada na sociedade, é motivo de muito orgulho. A organização estará lado a lado na execução do protocolo, no treinamento dos funcionários das empresas, o que nos dará maior segurança de que esta lei poderá estar na vida mais rapidamente”.

 

#nãoénão

#direitosdasmulheres


Veja outras notícias

.