Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Saiba como foi o Encontro Regional Tecnologia para a Justiça Econômica das Mulheres, em Porto Alegre

Um intenso compartilhamento de vivências, lutas, afeto e construção de um futuro melhor para as mulheres marcou os cinco dias do Encontro Regional Tecnologia para a Justiça Econômica das Mulheres, que reuniu em Porto Alegre lideranças que lutam pelos direitos das trabalhadoras domésticas em países da América Latina. O evento foi promovido pela Themis, Fenatrad e Care. 

Entre 12 e 16 de junho, as líderes do movimento de trabalhadoras domésticas do Brasil, México, Colômbia e Peru contaram a experiência em seus países do projeto “Fortalecendo o Movimento de Trabalhadoras Domésticas Remuneradas na América Latina através da aprendizagem e da tecnologia”. Elas sistematizaram boas práticas e refletiram sobre a efetividade e as perspectivas do uso da tecnologia para a justiça do trabalho e os direitos humanos para as mulheres.

Para a coordenadora do Programa Igual Valor, Iguais Direitos da CARE LAC, Julieta Hernández, o encontro foi um momento de conhecer a fundo as experiências com potencial inspirador que estão sendo desenvolvidas na região: “são iniciativas que estão sendo construídas pelas mulheres e têm muito a agregar aos outros países. Aqui viemos encontrar uma força de mudança e de luta que pode inspirar novos olhares e estratégias para que as mulheres e a sociedade sigam caminhando.”


A programação incluiu um intercâmbio de experiências com as Promotoras Legais Populares (PLPs) e as Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) e a visita ao curso de alfabetização digital para trabalhadoras domésticas, realizado em parceria com a UniRitter.

“O encontro fortaleceu a luta das trabalhadoras domésticas. Foi a primeira vez que tive contato com trabalhadoras domésticas de outros países e foi uma construção importante, com muita troca de experiências. Voltei para a minha base cheia de força e energia para dar conta desta luta que é tão árdua”, afirmou Milca Martins, diretora do Sindoméstica, da Bahia.

A presidenta da União Afro Colombiana de Trabalhadoras Domésticas (Ustrad), destacou a oportunidade oferecida às trabalhadoras domésticas de participarem na construção de seus próprios processos, fazendo aportes significativos para o que poderia se considerar uma terceira etapa do projeto. “Foi um trabalho interessante porque houve uma vinculação direta do conhecimento sindical colocado a serviços das equipes técnicas da Care. Revisamos os avançamos e diagnosticamos o que funcionou e o que pode ser melhorado e a partir de onde podemos recomeçar”, afirma Claribed.

Os avanços proporcionados pela Convenção 189 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) também estiveram na pauta. Uma audiência pública estava marcada para 16 de junho, dia do aniversário da assinatura da C189, mas foi cancelada devido ao ciclone que fez vítimas e provocou estragos no Rio Grande do Sul.


Veja outras notícias

.