Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Promotoras Legais Populares participam de oficina de comunicação no Paraná

Duas promotoras legais populares formadas pela Themis estiveram presente na atividade

Dinâmica na oficina de comunicação promovida pela organização Criar Brasil.

Nos dias 12 e 13 de junho ocorreu a oficina “Radiotube 2019” oferecida pela organização Criar Brasil. A oficina ocorreu na cidade Araucária/PR e teve por objetivo aprimorar as técnicas de produção de vídeo por celular e podcasts, com foco nos direitos das crianças e dos adolescentes. O encontro foi voltado para comunicadores e educadores.

Puderam se inscrever produtores de conteúdo, comunicadores e jornalistas, além de integrantes do sistema de garantia dos direitos da criança e adolescente que tenham interesse em comunicação, especialmente lideranças comunitárias. As Promotoras Legais Populares formadas pela Themis, Suélen da Silva Maria e Maria Covatti estiveram presentes na atividade.

O evento foi totalmente gratuito e os selecionados tiveram as despesas de transporte, alimentação e hospedagem pagas pelo projeto, realizado pelo Criar Brasil, com o patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Araucária.

O radiotube.org.br é referência para comunicadores: uma agência de notícias colaborativa na qual são compartilhadas produções de áudio, vídeo e texto abordando exclusivamente temas ligados à cidadania.  As pré-inscrições estão abertas. As vagas são limitadas e a seleção buscará garantir a diversidade de representações de instituições e cidades de diferentes estados da região Sul.

Oficina de comunicação promovida pela Criar Brasil.

Suélen e Maria contaram como foi a experiência de participar da oficina:

Suélen da Silva Maria

O que você aprendeu que poderá agregar no seu trabalho enquanto Promotora Legal Popular?

Nós enquanto enquanto promotoras legais populares temos comprometimento coma ética, cidadania e direitos humanos em especial das mulheres. A radiotube é um espaço na internet que produz informação e reflexão sobre cidadania,através dele podemos compartilhar áudios,vídeos e textos de diversas temáticas. Esse conteúdo se torna muito importante porque ele está em sintonia com o fortalecimento de vínculos da cidadania respeitando os princípios democráticos e dos direitos humanos.

Quais foram as atividades que você mais gostou?

Gostei muito da interação entre diversas culturas, isso foi algo fantástico. E a produção de um vídeo, de nossa própria autoria. Foram criados grupos e cada um tinha que produzir áudios e vídeos e isso foi algo bem marcante.  Eles deram todo suporte e conseguimos produzir um vídeo que falava sobre cidadania, sobre o eca, isso foi bastante bacana. Muito importante citar as organizações sem fins lucrativos nos, como por exemplo, o Criar Brasil  elas tem um papel fundamental na vida dos sujeitos. Elas nos permitem sermos protagonistas das nossas próprias histórias. Saímos da invisibilidade e por meio das nossas ações somos reconhecidos pelos nossos trabalhos.

De que forma você pretende aplicar o conhecimento na sua comunidade?

Multiplicando esse conhecimento entre as Promotoras Legais Populares, para que todas possam em nossas ações, em diferentes espaços  de atuação utilizarmos as mídias a favor da cidadania e dos Direitos das Mulheres. Neste espaço nós temos um canal direito com a população e nele podemos compartilhar áudios, vídeos e textos com diversas temáticas. Também temos acesso a vários conteúdos e podemos utilizá-los desde que temos devidos créditos ao autor. O site, então, para fazermos nossas postagens e trocas é o www.radiotube.org.br ou também através do e-mail radiotube@criarbrasil.org.br

Suélen ainda destaca que trouxeram materiais sobre saúde da mulher e direitos das mulheres que podem ser compartilhados entre as Promotoras Legais Populares ou contribuir em oficinas, formações e encontros.

Maria Covatti

O que você aprendeu que poderá agregar no seu trabalho enquanto PLP?

Lá tivemos uma troca de saberes e de experiências com pessoas de diferentes aéreas de atuação.

Quais foram as atividades que você mais gostou lá?

Passei a pensar mais sobre o problema de adolescentes que sofrem abusos e não contam e cometem suicídio ou tentativa . A pauta sobre a violência contra a mulher também foi muito importante. Aprendemos técnica de rádio e vídeo e produção de celular. Também tivemos acesso a radiotube abordamos temas ligados à cidadania. As atividades que mais gostei foi aprender gravar e fazer vídeos e entrevistas.

De que forma você pretende aplicar o conhecimento na sua comunidade?

Eu trouxe muitas informações. Pretendo fazer documentários, entrevista e  usar as redes sociais pra informar e comunicar. Pra mim foi incrível ter ido fazer essa formação.


Veja outras notícias

.