Promotoras Legais Populares participam de oficina de comunicação no Paraná
Duas promotoras legais populares formadas pela Themis estiveram presente na atividade
Nos dias 12 e 13 de junho ocorreu a oficina “Radiotube 2019” oferecida pela organização Criar Brasil. A oficina ocorreu na cidade Araucária/PR e teve por objetivo aprimorar as técnicas de produção de vídeo por celular e podcasts, com foco nos direitos das crianças e dos adolescentes. O encontro foi voltado para comunicadores e educadores.
Puderam se inscrever produtores de conteúdo, comunicadores e jornalistas, além de integrantes do sistema de garantia dos direitos da criança e adolescente que tenham interesse em comunicação, especialmente lideranças comunitárias. As Promotoras Legais Populares formadas pela Themis, Suélen da Silva Maria e Maria Covatti estiveram presentes na atividade.
O evento foi totalmente gratuito e os selecionados tiveram as despesas de transporte, alimentação e hospedagem pagas pelo projeto, realizado pelo Criar Brasil, com o patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Araucária.
O radiotube.org.br é referência para comunicadores: uma agência de notícias colaborativa na qual são compartilhadas produções de áudio, vídeo e texto abordando exclusivamente temas ligados à cidadania. As pré-inscrições estão abertas. As vagas são limitadas e a seleção buscará garantir a diversidade de representações de instituições e cidades de diferentes estados da região Sul.
Suélen e Maria contaram como foi a experiência de participar da oficina:
Suélen da Silva Maria
O que você aprendeu que poderá agregar no seu trabalho enquanto Promotora Legal Popular?
Nós enquanto enquanto promotoras legais populares temos comprometimento coma ética, cidadania e direitos humanos em especial das mulheres. A radiotube é um espaço na internet que produz informação e reflexão sobre cidadania,através dele podemos compartilhar áudios,vídeos e textos de diversas temáticas. Esse conteúdo se torna muito importante porque ele está em sintonia com o fortalecimento de vínculos da cidadania respeitando os princípios democráticos e dos direitos humanos.
Quais foram as atividades que você mais gostou?
Gostei muito da interação entre diversas culturas, isso foi algo fantástico. E a produção de um vídeo, de nossa própria autoria. Foram criados grupos e cada um tinha que produzir áudios e vídeos e isso foi algo bem marcante. Eles deram todo suporte e conseguimos produzir um vídeo que falava sobre cidadania, sobre o eca, isso foi bastante bacana. Muito importante citar as organizações sem fins lucrativos nos, como por exemplo, o Criar Brasil elas tem um papel fundamental na vida dos sujeitos. Elas nos permitem sermos protagonistas das nossas próprias histórias. Saímos da invisibilidade e por meio das nossas ações somos reconhecidos pelos nossos trabalhos.
De que forma você pretende aplicar o conhecimento na sua comunidade?
Multiplicando esse conhecimento entre as Promotoras Legais Populares, para que todas possam em nossas ações, em diferentes espaços de atuação utilizarmos as mídias a favor da cidadania e dos Direitos das Mulheres. Neste espaço nós temos um canal direito com a população e nele podemos compartilhar áudios, vídeos e textos com diversas temáticas. Também temos acesso a vários conteúdos e podemos utilizá-los desde que temos devidos créditos ao autor. O site, então, para fazermos nossas postagens e trocas é o www.radiotube.org.br ou também através do e-mail radiotube@criarbrasil.org.br
Suélen ainda destaca que trouxeram materiais sobre saúde da mulher e direitos das mulheres que podem ser compartilhados entre as Promotoras Legais Populares ou contribuir em oficinas, formações e encontros.
Maria Covatti
O que você aprendeu que poderá agregar no seu trabalho enquanto PLP?
Lá tivemos uma troca de saberes e de experiências com pessoas de diferentes aéreas de atuação.
Quais foram as atividades que você mais gostou lá?
Passei a pensar mais sobre o problema de adolescentes que sofrem abusos e não contam e cometem suicídio ou tentativa . A pauta sobre a violência contra a mulher também foi muito importante. Aprendemos técnica de rádio e vídeo e produção de celular. Também tivemos acesso a radiotube abordamos temas ligados à cidadania. As atividades que mais gostei foi aprender gravar e fazer vídeos e entrevistas.
De que forma você pretende aplicar o conhecimento na sua comunidade?
Eu trouxe muitas informações. Pretendo fazer documentários, entrevista e usar as redes sociais pra informar e comunicar. Pra mim foi incrível ter ido fazer essa formação.