Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

PLPs da Restinga concluem curso e começam a utilizar o Aplicativo PLP 2.0

As 24 mulheres que atuam como lideranças comunitárias do bairro Restinga, em Porto Alegre (RS), receberam no dia 12 de setembro de 2015 o certificado do 14º Curso de Promotoras Legais Populares (PLPs) organizado pela  ThEMIS Gênero e Justiça e Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM/PR). Esta foi a primeira turma de PLPs capacitadas para utilizar o aplicativo PLP 2.0, instrumento que deverá auxiliar em situação de violência doméstica, familiar ou sexual. Quando acionado, o aplicativo vai ativar imediatamente uma rede formada pelas PLPs, Polícia e Justiça, que estarão previamente informadas dos endereços das mulheres em risco. A Restinga foi escolhida justamente porque concentra o maior número de medidas protetivas para vítimas de violência doméstica.

Formatura das PLPs da Restinga

O curso se desenvolveu desde maio de 2015 com aulas sempre aos sábados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Pessoa de Brum, na Restinga. As PLPs tiveram oportunidade de debater temas como racismo, gênero, violência institucional e violência doméstica; Lei Maria da Penha; o papel do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Estado e do Sistema de Segurança; medidas protetivas e a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica.

14ª edição do curso, realizada na Restinga | Foto: Themis/ Divulgação

“O curso trouxe uma ferramenta-chave para este grupo de mulheres que já atuavam como fortes lideranças na Restinga, envolvidas nos diversos fóruns de serviços do bairro”, observou a PLP Carmen Lúcia Silva, coordenadora do curso e integrante da ThEMIS Gênero e Justiça. Carmen salientou o forte compromisso e dedicação de parceiros da ThEMIS, que se propuseram a transmitir informações sobre temas complexos com uma linguagem simples e objetiva.

“Já vejo resultados”, disse Carmen. “Muitas mulheres identificaram a violação de direitos e sinais da violência doméstica em suas atuações de rotina, em que orientam, conversam, acolhem e solicitam mais informações e orientações para as dúvidas que surgem”. A população do bairro Restinga sai fortalecida para o enfrentamento à violência com este novo grupo de PLPs, afirmou: “Com certeza, este curso nos provoca a seguir em frente na luta em defesa dos direitos das mulheres”.

34

pls fotosO projeto do Aplicativo PLP 2.0 ganhou o Prêmio Desafio de Impacto Social Google 2014. É uma parceria da ThEMIS Gênero e Justiça com o Geledés Instituto da Mulher Negra de São Paulo. Para ampliar o alcance do projeto, a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) e a ThEMIS Gênero e Justiça fizeram uma campanha de doação de celulares com o sistema Android. Os interessados em colaborar ainda podem doar os celulares na sede da AJURIS (Rua Celeste Gobbato, nº 81, Porto Alegre). Mais informações pelo telefone (51) 32849100.

VEJA AQUI A ENTREVISTA REALIZADA PELA TV RESTINGA:

Leia também:

Redes de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher: trabalho de formiguinha

Juiz Corregedor debate direitos das mulheres com Promotoras Legais Populares

PLPs discutem como enfrentar a violência contra a mulher

“O lugar da mulher é onde ela quer estar”, afirma psicóloga Marilú Goulart

14º Curso de Formação de Promotoras Legais Populares acontece na Restinga

Em formação sobre violência doméstica, mulheres da Restinga testam aplicativo que auxilia vítimas

Promotoras Legais Populares começam treinamento para Aplicativo PLP 2.0

 

 

Confira aqui o álbum completo de fotos do 14º Curso de Formação de PLPs.

O curso é uma promoção da ThEMIS Gênero e Justiça, com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR)

credito curso plps restinga

 


Veja outras notícias

.