Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Outubro Rosa: mês de combate ao câncer de mama e à violência doméstica para as Promotoras Legais Populares

O mês de outubro foi agitado para as Promotoras Legais Populares (PLPs), que participaram e organizaram diversas atividades que integraram a campanha do Outubro Rosa, uma iniciativa mundial de conscientização sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama.

Nos primeiros dias do mês, as PLPs de Guaíba participaram das caminhadas de abertura das ações da campanha – em Porto Alegre, dia 1º; e em Guaíba, dia 7. Elas também promoveram os eventos Vivenciando com Elas, momento de conversa sobre câncer de mama e colo de útero, na Escola Estadual Evaristo Costa de Veiga, no último dia 18, e O Toque que Salva, que ocorreu no bairro Cohab e contou com palestra informativa sobre o tema, aula de zumba com a instrutora Zin Taty, corte de cabelo gratuito promovido pelo Projeto Superação e maquiagem para mulheres com a PLP Cintia da Luz Goldani. As PLPs que atuam no eixo Baltazar, em Porto Alegre, também marcaram presença na palestra do Outubro Rosa, do 20° Batalhão da PM, no dia 17.

Nos últimos dias de outubro, as PLPs de Canoas participaram ainda da Caminhada da Liga Feminina de Combate ao Câncer, no dia 27; e da Roda de Conversa sobre a saúde das Mulheres com Deficiência, no dia 29.

Todas essas ações demonstram e confirmam o comprometimento das Promotoras Legais Populares com as comunidades e o zelo pela vida de todas as mulheres. 

 

Violência doméstica

O combate à violência contra mulher também não parou durante outubro, com atividades de conscientização e acolhimento protagonizados pelas PLPs. Além de suas atuações permanentes em seus territórios,  elas participaram do encontro sobre Violência Doméstica: Diálogos sobre a Lei Maria da Penha, promovido pelo Ministério Público gaúcho, que ocorreu no dia 25. Na mesma data, as PLPs de Canoas se somaram à mobilização do Dia Laranja, data de prevenção à violência contra mulheres e meninas, no Calçadão da Cidade.

No último sábado do mês (26), foi dia de mutirão jurídico e acolhimento para mulheres em situação de violência, também em Canoas. A atividade foi promovida pelas PLPs de Canoas em parceria com a UniRitter, através do Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social da Universidade. A proposta ocorreu no Centro de Economia Solidária Mathias Velho e fez parte do Dia de Ação Global, iniciativa que acontece em várias partes do país e que tem como objetivo atingir a população menos favorecida 


Veja outras notícias

.