Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Inauguração do Centro de Referência em Direitos Humanos de Porto Alegre (RS)

Foi inaugurado em Porto Alegre (RS), no dia 17 de janeiro de 2014, o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH-DPE/RS).

O Centro destina-se às vítimas de preconceito, discriminação, intolerância, abusos e maus-tratos, negligência e abandono, especialmente as mulheres em situação de violência e às vítimas de violência estatal (dos sistemas de Justiça e de segurança pública). Indiretamente, aos familiares, lideranças comunitárias e cidadãos/ãs em geral.

As Protomoras Legais Populares (PLPs) vão atuar como Defensoras Legais Populares, fazendo a ponte entre cidadãos/as e a Justiça e o Estado.

O diferencial do serviço é a estratégia de empoderamento das pessoas em situação de violência que não se restringe à defesa e proteção frente ao ato violento sofrido. No CRDH-DPE/RS, as pessoas que denunciarem a violência receberão um atendimento multidisciplinar feito por assistente social, psicólogo e Defensor Público, e poderão também acessar programas de capacitação, como participação em grupos, palestras, oficinas, e programas de reabilitação psicossocial a partir de serviços conveniados com a rede pública e da sociedade civil nas áreas de educação, formação para o trabalho, atenção em saúde mental, empregabilidade, geração de renda, entre outros.

Os serviços serão sistematicamente monitorados e avaliados pela ação de lideranças comunitárias parceiras deste projeto.

O Centro é uma unidade da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e apoiada por diferentes entidades da sociedade civil.

Onde é?

Na Rua Caldas Júnior, no 352, no Centro Histórico de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A localização central visa a facilitar o acesso da população, a articulação com a sociedade civil e lideranças comunitárias de diferentes áreas geográficas da cidade, bem como a realização de mutirões e ações itinerantes na Região Metropolitana.

Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h, e das 13h30min às 17h30min.

Denúncias e infomações ligue DISQUE-ACOLHIMENTO: 0800 644 55 56


Veja outras notícias

.