Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Laudelina: homenagem à pioneira na luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas

O nome do aplicativo Laudelina é uma homenagem a Laudelina de Campos Mello. Na distante década de 1930, essa mineira neta de escravizados trilhou uma caminhada de luta que garantiu às trabalhadoras domésticas praticamente os mesmos direitos de uma trabalhadora celetista. 

Laudelina fundou, em Santos (SP), a Associação das Empregadas Domésticas, organização pioneira em defesa da categoria. Efez mais: na década de 1960, em plena Ditadura Militar, inaugurou a Associação Profissional Beneficente das Empregadas Domésticas.

Em 1972, Laudelina foi fundamental na elaboração do projeto de lei que formalizou o reconhecimento do trabalho doméstico na legislação trabalhista. Já na década de 1980, as trabalhadoras domésticas  fizeram inúmeras visitas a Brasília para pressionar os constituintes a estenderem alguns direitos à categoria.

A Constituição de 1988 garantiu um conjunto mínimo de direitos às trabalhadoras, permitindo, ainda, a sindicalização da categoria.

Laudelina lutou por mais de 50 anos e inspirou toda uma geração, que passou a lutar por mais direitos. Ela morreu em 1991, aos 86 anos, em Campinas (SP), mas sua semente germinou por todo o Brasil, em forma de sindicatos. Por isso tudo, nada mais justo que homenageá-la: www.laudelina.com.br é uma grande referência a esta incansável guerreira.

Laudelina – versão web é uma realização da Fenatrad (@fenatrad.br) e da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos (@themis.org.br). Gire o carrossel para conhecer os apoiadores da iniciativa.

 


Veja outras notícias

.