Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Gurizada de atitude: veja como foi o evento das JMCs

Centenas de alunos do Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, participaram de uma ação das Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JM’s) formadas pela Themis. O evento, chamado Gurizada de Atitude! Pelo Fim da Violência contra a Mulher e Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), buscou conscientizar sobre a importância do engajamento das juventudes na luta pelo fim da violência contra mulheres e meninas e na prevenção de ISTs.

A tarde aconteceu no pavilhão localizado ao lado do CJ e  foi aberta com  apresentações artísticas da Escola de Samba Filhos de Maria, do grupo de dança do CJ e declamação de poesias, além de distribuição de adesivos com a inscrição “Respeita as gurias”. Em seguida, os jovens foram distribuídos em grupos para participar de oficinas de grafite,  gênero e sexualidade, além de rodas de conversa sobre a violência contra a mulher. As oficinas foram comandadas por JMCs com o apoio das Promotoras Legais Populares (PLPs). As jovens também distribuíram preservativos masculinos e femininos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde. 

 A jovem Sybelly Cristina Ribeiro da Silva, de 16 anos, moradora da Aldeia Kaingang- Fág Nhin, na Lomba do Pinheiro, participou da oficina sobre violência contra  a mulher.

“Instruímos muitas meninas que não sabiam sobre relacionamentos abusivos. Explicamos alguns tipos de comentários que podem fazer parte desse relacionamento”, explicou Sybelly.

Para a jovem Isadora Prates, de 19 anos, foi a primeira experiência como oficineira.

“Foi uma experiência maravilhosa, aprendi junto com eles. Estamos adorando e esperamos repetir mais vezes”, afirmou a jovem.

Ao final das oficinas, cada grupo preparou podcasts e apresentações de teatro, em um momento de troca e assimilação de conhecimentos. Sob a orientação dos grafiteiros Bina e Angel, os jovens grafitaram as frases “Homens pelo Fim da Violência” e “Respeita as gurias” em um dos muros do CJ. 

O encontro integrou a programação da Themis durante os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e foi realizado em parceria com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Franscisco de Assis, responsável pelo Centro da Juventude Lomba do Pinheiro, um dos cinco polos do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) em Porto Alegre. 

O Programa das Jovens Multiplicadoras de Cidadania é apoiado pelo Fundo de População das Nações Unidas e pelo Fundo Canadá.


Veja outras notícias

.