Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Encontro reúne trabalhadoras domésticas para discutir projetos em parceria

Crédito: Themis, divulgação

A Themis e a Fenatrad realizaram, nos dias 20 e 21 de agosto, um encontro em Nova Iguaçu (RJ) com 15 sindicalistas parceiras para t​rocar experiências e compartilhar aprendizagens sobre os projetos Mulheres Dignidade e Trabalho (MDT) – FASE II e Fortalecimento do movimento das trabalhadoras domésticas através da tecnologia e aprendizagem (MOVeTEC) – FASE II. 

O projeto MDT – FASE II tem como objetivo contribuir para a melhoria da situação das trabalhadoras domésticas remuneradas na América Latina, por meio de acordos interinstitucionais e multiníveis, para sua formação, incidência, comunicação e autonomia econômica. Já o projeto MOVeTEC – FASE II tem como objetivo geral contribuir para o empoderamento e o exercício dos direitos trabalhistas e humanos das mulheres trabalhadoras domésticas, e para o uso da tecnologia digital para incidir nas políticas públicas que garantam seus direitos em três países da América Latina (Brasil, Colômbia e México). 

Durante os dois dias da atividade, foram realizados acolhimento e integração das trabalhadoras, socializando experiências de cada região territorial e suas vulnerabilidades, assim como a resistência e resiliência entre as sindicalistas parceiras. As participantes dialogaram sobre as atividades específicas do MDT fase II e do MOVeTEC fase II, para ampliar o alcance dos indicadores e metas dos projetos, agregando os novos sindicatos parceiros à metodologia realizada durante a primeira fase do projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho.

“O encontro foi um verdadeiro sucesso. Conseguimos passar para os sindicatos novos que entrarão no projeto todas as demandas e definir pautas. Foram dois dias muito produtivos, de perguntas, respostas e encaminhamentos”, afirma a presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Nova Iguaçu, Cleide Silva Pereira Pinto, que também integra a diretoria da Fenatrad.

Os projetos preveem atividades de incidência política da Fenatrad e dos sindicatos parceiros para fortalecer a aprovação da Convenção 190 e a real implementação da Convenção 189, assim como ampliar o acesso às tecnologias para as trabalhadoras domésticas, inclusive com a atualização do aplicativo Laudelina.

“Os desafios sobre as condições atuais das trabalhadoras domésticas como renda, afastamento, demissão em massa, saúde mental e sequelas da pandemia Covid 19 promoveram uma reflexão profunda  sobre as demandas diárias das líderes sindicais.  Isso impacta diretamente dentro da execução dos projetos, permitindo uma perspectiva de ampliação da mobilização das sindicalistas parceiras presentes”,  afirma a coordenadora da área de Trabalho Doméstico Remunerado da Themis, Jéssica Miranda Pinheiro.


Veja outras notícias

.