Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis realiza aula inaugural da 18ª turma de Promotoras Legais Populares

Teve início no último sábado, em Porto Alegre, a formação da 18ª turma de Promotoras Legais Populares (PLPs) da Themis – a primeira após a pandemia de Covid-19. Composta majoritariamente por mulheres negras, a turma é formada ainda por alunas com deficiência e trans, além de ter diversidade também na faixa-etária, reunindo mulheres dos 24 aos 80 anos.

Oriundas de diversos bairros, as futuras PLPs se encontraram pela primeira vez na sede do Geempa, na Cidade Baixa. A abertura do curso foi realizada com a presença da diretora-executiva da Themis, Márcia Soares, e da professora de Letras e Pedagogia da UniRitter, Vanessa Kopp, além de um vídeo de boas-vindas de Esther Grossi, sócia da Themis e importante referência na construção da metodologia do curso de formação de PLPs.

A aula inaugural também teve apresentação das alunas, almoço coletivo e exibição do documentário “Em frente a lei tem um guarda”, sobre a Themis e as ativistas populares, além de um espaço de discussão em grupo:


Os encontros continuam até 16 de julho, alternando aulas presenciais e online, contemplando três módulos:

Módulo I – Formação em temas como feminismo, gênero, desigualdade e interseccionalidade de gênero, raça e classe, organização do estado e da sociedade civil, acesso à justiça.

Módulo II – Formação em temas como direito à saúde integral, direitos sexuais e direitos reprodutivos, direitos trabalhistas, direitos dos grupos vulneráveis (crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência), violência doméstica e feminicídio.

Módulo III – Formação sobre como prevenir e combater a violência doméstica e familiar, sobre o desenvolvimento de habilidades para fortalecer a atuação comunitária, reconhecimento do SIM – Serviço de informação à Mulher, utilização da Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher e sobre o uso das novas tecnologias. 

A metodologia para a formação da 18ª turma de PLPs foi adaptada para execução do programa na modalidade de educação virtual, atendendo às condições sanitárias oriundas da pandemia da Covid-19 e considerando os avanços do acesso à tecnologia.

O  18º Curso de Formação de Promotoras Legais Populares é uma realização da Themis em parceria com a  UniRitter e GEEMPA, com apoio da Ford Foundation.


Veja outras notícias

.