Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Nota de falecimento: Lenira Maria de Carvalho

Crédito: arquivo pessoal

A Themis lamenta profundamente o falecimento de Lenira Maria de Carvalho, 88 anos, fundadora e presidente de honra do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Estado de Pernambuco, em razão de complicações cardíacas.

Lenira não era casada, nem tinha filhos. Para Luiza Batista, presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), “Lenira deixa um legado histórico, uma vez que foi pioneira na luta na região nordeste. Para nós, é um momento triste, mas sabemos que é uma estrela que está brilhando em outra dimensão, emanando energias positivas para nos fortalecer”.

Lenira nasceu em Porto Calvo, interior de Alagoas, em uma região de engenho de cana de açúcar. Trabalhadora doméstica desde os 14 anos, em Recife (PE), sua trajetória envolveu participação na militância política, fazendo parte da Juventude Operária Católica (JOC), da diretoria da Associação de Domésticas do Recife, durante as décadas de 1970 e 1980, e do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Cidade do Recife, desde sua criação. 

Lenira era uma apaixonada pelas letras. Na década de 1980, entre o trabalho doméstico e o ativismo feminista, teve seu primeiro texto publicado: “Só a gente que vive é que sabe: depoimento de uma doméstica”. Ela é autora também do livro “A luta que me fez crescer”, que retrata os desafios das trabalhadoras domésticas.

Lenira, que também foi uma das fundadoras da Fenatrad e da Conlactraho, deixa um legado de  luta e respeito a todos e todas que batalham pela valorização do trabalho doméstico.

 


Veja outras notícias

.