Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Curso de letramento em mídias sociais para domésticas e PLPs está com inscrições abertas

Estão abertas até 29 de setembro as inscrições para a Formação em Mídias Sociais para incidência política e fortalecimento do movimento das trabalhadoras domésticas e das Promotoras Legais Populares (PLPs), por meio de tecnologias da informação e comunicação. A ação é promovida pela Themis e pela Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), com a realização da Casa da Mulher Trabalhadora (Camtra). As inscrições devem ser feitas em: bit.ly/curso-midia-exp.

A ação faz parte do projeto “Fortalecendo o movimento de trabalhadoras domésticas pela tecnologia e aprendizagem”. O apoio é de CUMMINS, CARE, através do programa Igual Valor, Iguais Direitos, Global Fund for Women e Fundo da Embaixada da Nova Zelândia.

Cada vez mais, dispositivos digitais fazem parte da vida cotidiana de todas as pessoas, e o letramento significa ter domínio para interagir, acessar e compreender os textos em plataformas digitais, como, por exemplo, computadores, celulares, aplicativos, redes sociais, dentre outros. Direcionado a trabalhadoras domésticas e a PLPs, o curso busca fornecer instrumentos para a ampliação de conhecimento do exercício dos seus direitos e o rompimento das barreiras geracionais para essas mulheres, que exercem importante papel de lideranças nas suas categorias. 

Entre os temas da formação estão segurança na rede – como se proteger de golpes, notícias falsas e ataques –, introdução ao Facebook, Instagram e Twitter e como conhecer e atingir o seu público-alvo. O curso será no formato de oficinas temáticas, realizadas de forma online, com foco no uso do celular. As aulas acontecerão uma vez por semana, sempre nas terças-feiras, das 19h às 21h, pelo Zoom. O início das atividades será em 4 de outubro.

“Queremos fomentar habilidades básicas (letramento digital) para o uso integrado do conjunto de recursos tecnológicos disponíveis na internet, com o objetivo de ampliar a efetividade da luta sindical das trabalhadoras domésticas e das PLPS”, explica Márcia Soares, diretora executiva da Themis.

Há 38 vagas para trabalhadoras domésticas – elas serão indicadas pelos sindicatos da categoria – e 20 para PLPs do RS (as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição).

 

 

Fique por dentro

O quê: curso de formação em Mídias Sociais para trabalhadoras domésticas e PLPs

Quando: a partir de 4 de outubro

Como: online, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h

Inscrições: aqui, até 29 de setembro

 

 


Veja outras notícias

.