ONG feminista há 20 anos na defesa dos direitos das mulheres

Centro de Referência em Direitos Humanos

formatura-plps-nov2013

Foi inaugurado no dia 17 de janeiro de 2014 o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH-DPE/RS) para atender as vítimas de preconceito, discriminação, intolerância, abusos e maus-tratos, negligência e abandono, especialmente as mulheres em situação de violência e às vítimas de violência estatal (dos sistemas de Justiça e de segurança pública).

Indiretamente, o Centro atenderá também os familiares, lideranças comunitárias e cidadãos/ãs em geral.

O diferencial do serviço é a estratégia de empoderamento das pessoas em situação de violência que não se restringe à defesa e proteção frente ao ato violento sofrido.

No CRDH-DPE/RS, as pessoas que denunciarem a violência receberão um atendimento multidisciplinar feito por assistente social, psicólogo e Defensor Público, e poderão também acessar programas de capacitação, como participação em grupos, palestras, oficinas, e programas de reabilitação psicossocial a partir de serviços conveniados com a rede pública e da sociedade civil nas áreas de educação, formação para o trabalho, atenção em saúde mental, empregabilidade, geração de renda, entre outros.

Os serviços serão sistematicamente monitorados e avaliados pela ação de lideranças comunitárias parceiras deste projeto.

O Centro é uma unidade da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e apoiada por diferentes entidades da sociedade civil.

Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH-DPE/RS)

Local: Rua Caldas Júnior, no 352, no Centro Histórico de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h, e das 13h30min às 17h30min.

Denúncias podem ser feitas pelo DISQUE-ACOLHIMENTO: 0800 644 55 56

As denúncias podem ser anônimas.


Veja outras notícias