Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

25/11: Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

Nesta quinta-feira, 25/11, celebra-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. A data faz referencia ao assassinato, em 1960, das irmãs Mirabal – Patria, Minerva e María Teresa -, ativistas conhecidas por seu histórico de resistência contra o regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana. A repercussão internacional do crime motivou a declaração do 25/11 como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

No Brasil, a mobilização pelo Fim da Violência contra as Mulheres se inicia em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Os 21 dias de ativismo têm o objetivo de conscientizar e compartilhar informação para combater e prevenir todo tipo de violência contra as mulheres e meninas.
Essa mobilização é ainda mais necessária no contexto da pandemia de coronavírus, que atingiu fortemente as mulheres, aprofundando a precarização de suas vidas com a falta de trabalho, perda de direitos e pauperização, além da exposição a violências em suas casas, sem acesso adequado a redes de apoio pessoal e estatal.

Segundo o último Anuário de Segurança Pública, a violência letal contra mulheres cresceu 0,7% durante 2020, sendo que 81,5% foram mortas por companheiros ou
ex-companheiros. A pesquisa aponta ainda, que durante 2020, as ligações para a emergência da polícia militar aumentaram 16,3% – um chamado de violência doméstica por minuto – e o número de medidas protetivas de urgência concedidas cresceu 3,6%.

A Themis preparou uma série de atividades para marcar os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, como a Ação Integrada Pelos Direitos das Mulheres, que ocorre na Cruzeiro, na Restinga e no Eixo Baltazar, em Porto Alegre. Clique aqui para acessar a programação completa.

 


Veja outras notícias

.