Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Trabalhadoras domésticas participam de oficina de mobilização da categoria

Crédito: Themis, divulgação

Trabalhadoras domésticas participaram, no sábado (14), de uma oficina de mobilização sobre direitos da categoria, no bairro Harmonia, em Canoas. A iniciativa foi da Themis e da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), no âmbito do projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho – II fase.

Durante a pandemia da Covid-19, foram perdidos mais de 1,5 milhão de postos de trabalho da categoria. Nesse contexto, a mobilização social e sensibilização das trabalhadoras por meio de oficinas para construção de uma agenda de direitos torna-se fundamental como ferramenta de luta. 

“No período da crise sanitária, observamos o aumento do desemprego e a violação dos direitos da categoria, que, ao longo dos anos, vem lutando para garantir o respeito a seus direitos em sua integralidade”, pontuou Jéssica Miranda Pinheiro, coordenadora da Área de Trabalho Doméstico da Themis. 

Além de Jéssica e das trabalhadoras, também participaram do evento Fabiane Lara dos Santos, consultora da Área de Trabalho Doméstico da Themis e promotora legal popular, e Dinorá Nunes, trabalhadora doméstica aposentada e militante dos direitos da categoria. 

De forma conjunta, as trabalhadoras apresentaram duas deliberações. No dia 8 de junho, será montada uma banca, no centro de Canoas, para esclarecer direitos e tirar dúvidas sobre contratação responsável. Haverá banners e assessoria jurídica para responder dúvidas dos participantes. Já no dia 18 de junho, haverá nova oficina, desta vez no bairro Guajuviras, com objetivo de mobilizar as trabalhadoras domésticas.



Veja outras notícias

.