Trabalhadoras domésticas participam de oficina de mobilização da categoria
Trabalhadoras domésticas participaram, no sábado (14), de uma oficina de mobilização sobre direitos da categoria, no bairro Harmonia, em Canoas. A iniciativa foi da Themis e da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), no âmbito do projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho – II fase.
Durante a pandemia da Covid-19, foram perdidos mais de 1,5 milhão de postos de trabalho da categoria. Nesse contexto, a mobilização social e sensibilização das trabalhadoras por meio de oficinas para construção de uma agenda de direitos torna-se fundamental como ferramenta de luta.
“No período da crise sanitária, observamos o aumento do desemprego e a violação dos direitos da categoria, que, ao longo dos anos, vem lutando para garantir o respeito a seus direitos em sua integralidade”, pontuou Jéssica Miranda Pinheiro, coordenadora da Área de Trabalho Doméstico da Themis.
Além de Jéssica e das trabalhadoras, também participaram do evento Fabiane Lara dos Santos, consultora da Área de Trabalho Doméstico da Themis e promotora legal popular, e Dinorá Nunes, trabalhadora doméstica aposentada e militante dos direitos da categoria.
De forma conjunta, as trabalhadoras apresentaram duas deliberações. No dia 8 de junho, será montada uma banca, no centro de Canoas, para esclarecer direitos e tirar dúvidas sobre contratação responsável. Haverá banners e assessoria jurídica para responder dúvidas dos participantes. Já no dia 18 de junho, haverá nova oficina, desta vez no bairro Guajuviras, com objetivo de mobilizar as trabalhadoras domésticas.