Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis será homenageada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos será homenageada com o diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Porto Alegre, um reconhecimento a pessoas físicas ou jurídicas com atuação destacada junto à sociedade do município. A cerimônia de entrega do diploma ocorrerá nessa segunda-feira (7/3), às 14h, no plenário principal. Estela Oliveira da Silva, representante das Promotoras Legais Populares na direção da Themis, falará em nome da organização.  

O diploma será concedido à Themis por iniciativa da vereadora Daiana Santos, da Bancada Negra da Câmara. Em solicitação protocolada em outubro passado, o mandato da vereadora destacou os valores como justiça, democracia e direitos das mulheres da Organização, assim como sua missão de construir “caminhos de acesso à justiça e de fortalecimento da cidadania que dirimam as desigualdades raciais, socioeconômicas e culturais, indo ao encontro de um mundo onde as mulheres sejam protagonistas de seus direitos e vivam livres de quaisquer formas de violência”.

Criada em Porto Alegre em 1993 por um grupo de advogadas e cientistas sociais feministas com o objetivo de enfrentar a discriminação contra mulheres no sistema de Justiça, a Themis é uma organização da sociedade civil cuja história está conectada com as lutas e conquistas das mulheres brasileiras. Neste ano, a organização inaugura sua atuação internacional com o projeto Fla SIM pa Mudjer: Mulheres juntas prevenindo a violência em Cabo Verde, ao lado da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência de Gênero (ACLCVBG), de Cabo Verde, na África.

“A Themis realiza um importante trabalho, oportunizando a promoção de uma rede de apoio para mulheres, a fim de compartilhar, elucidar e defender os direitos fundamentais das mulheres. Me sinto lisonjeada em homenagear uma instituição na qual acredito e confio muito no seu trabalho, que atua em defesa dos direitos das mulheres, que possui um projeto de grande finalidade social, como as Promotoras Legais Populares. A Themis está aproximando-se dos 30 anos de existência, e eu acredito que daqui para frente teremos muitas conquistas dessa mulherada”, afirma a vereadora Daiana dos Santos.

SAIBA MAIS

O quê: Themis receberá diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Porto Alegre

Quando: dia 7/3 (segunda-feira), às 14h

Local: plenário principal da Câmara de Vereadores (Avenida Loureiro da Silva, 255)

Assistir pela internet: acesse o link bit.ly/3MkQunB


Veja outras notícias

.