Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

THEMIS realiza oficina do app Laudelina em Porto Alegre

Celebrando 25 anos em 2018, a  THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos realizou no último domingo (1o)  a divulgação do aplicativo Laudelina em Porto Alegre. A atividade foi realizada no Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul. O evento começou com a roda de conversa sobre os direitos das trabalhadoras domésticas “Trabalho Doméstico Digno: Conjuntura e Desafios”, que teve as falas da técnica do Dieese, Lúcia Garcia, e a vice-presidenta do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da cidade de Pelotas,  Ernestina Pereira.

O evento também contou com oficina sobre o app Laudelina para as trabalhadoras domésticas.  A ferramenta foi criada a partir do Prêmio Desafio de Impacto Social do Google – 2016. O app é um instrumento de divulgação e consolidação dos direitos das trabalhadoras domésticas.O aplicativo já possui mais de três mil usuárias ativas.

O app é uma ação conjunta da THEMIS e da FENATRAD – Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas. O aplicativo inclui um manual sobre os direitos das trabalhadoras domésticas; calculadoras de salário, benefícios e rescisão contratual; lista de instituições de proteção de diferentes cidades do Brasil; e rede de contatos de trabalhadoras de uma mesma região.

O nome do app homenageia Laudelina de Campos Melo, ativista do movimento negro que criou em 1936, na cidade de Campinas/SP, a primeira associação de trabalhadoras domésticas no Brasil.


Veja outras notícias

.