Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis publica e-book sobre curso de alfabetização digital para trabalhadoras domésticas e PLPs

A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos publicou a experiência do primeiro curso de Alfabetização Digital para Trabalhadoras Domésticas e Promotoras Legais Populares, realizado no segundo semestre de 2022 em parceria com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e com a UniRitter. O material sistematiza todo o percurso do curso, das inscrições ao processo avaliativo, incluindo a estrutura e definição de conteúdos, assim como traz apontamentos para as próximas edições.

O objetivo da formação foi promover o acesso destas mulheres ao mundo digital, desenvolvendo a autonomia e ampliando competências para o acesso à informação. A experiência piloto envolveu cerca de 70 mulheres, oriundas de distintas regiões periféricas de Porto Alegre e de Canoas, que participaram semanalmente dos encontros no campus Fapa da UniRitter, que disponibilizou estrutura física e uma qualificada equipe pedagógica.

Muitas das integrantes do curso nunca haviam sentado em frente a um computador, conforme revelaram já nas primeiras aulas, quando demonstraram sequer saber a função de um mouse. Ainda que tenha sido um curso de curta duração, essa primeira iniciativa proporcionou uma oportunidade para quebrar algumas barreiras no uso e manuseio de ferramentas digitais. 

A formação é parte das inovações exploradas nos últimos anos pela Themis, no âmbito do eixo justiça e tecnologia, para desenvolver novas ferramentas de conhecimento de direitos através do uso democrático de tecnologias. Outras iniciativas incluem a criação e atualização do web app Laudelina, que permite às trabalhadoras domésticas acessem seus direitos no celular, e os cursos de qualificação profissional oferecidos por WhatsApp para centenas de trabalhadoras.

Uma nova turma do curso de alfabetização digital teve início  em 10 de maio, para mais 45 trabalhadoras domésticas da Capital e da Região Metropolitana.


Veja outras notícias

.