Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis promove seminário sobre violência de gênero com Maria da Penha 

Na última quarta-feira (16), a Violência de Gênero contra a Mulher foi tema do seminário organizado pela Themis- Gênero, Justiça e Direitos Humanos junto com o Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher no Brasil, em Porto Alegre.

O evento contou com a participação de Maria da Penha, símbolo da luta das mulheres contra violência doméstica no Brasil. Juntamente com outros palestrantes, pautas sobre a temática foram debatidas, como políticas públicas, aspectos éticos nas pesquisas sobre o assunto, interseccionalidades de raça e classe na violência de gênero e lei de alienação parental. 

Participaram da programação o professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará, José Raimundo Carvalho, a socióloga e pesquisadora da Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Wânia Pasinato, a advogada e mestre em sociologia, Luana Pereira da Costa, a advogada, mestre em Direitos Humanos e sócia da Themis, Rubia Abs da Cruz e a juíza do 1º Juizado de Violência doméstica de Porto Alegre, Madgéli Frantz Machado. 

Ações como esta reforçam o compromisso da Themis na ampliação do debate sobre equidade de gênero e fortalece a união em torno da defesa dos direitos das mulheres, contra o machismo e pela erradicação da violência na sociedade.

Maria da Penha falou sobre o enfrentamento da violência doméstica.


Veja outras notícias

.